Ou seja, a membrana basilar possui propriedades físicas cujo local de ressonância depende da freqüência do som. Depois da decodificação mecano-elétrica, os impulsos nervosos são enviados ao cérebro pelo nervo auditivo para a interpretação.
As frequências agudas (altas) actuam sobre a membrana basilar da base da cóclea e as frequências graves (baixas) sobre sobre a região apical. Esta distribuição de frequências denomina-se tonotopia coclear.
O processo da audição ocorre em duas etapas: o mecânico, que acontece na orelha externa e média, e o mecânico/elétrico, que decorre na orelha interna. Orelha externa – constituída pelo pavilhão auricular e o canal auditivo. Orelha média – membrana timpânica e cadeia de ossículos.
sob forma de movimento ondulatório. As ondas sonoras são produzidas pela deformação de um meio. Para a propagação das ondas sonoras necessitamos de um meio material, líquido, sólido ou gasoso.
A orelha é um órgão fantástico que realiza toda a complexidade da audição. Orelhas saudáveis são capazes de distinguir cerca de 7.
O órgão responsável pela captação dos sons é a orelha, que é capaz de captar os sons e direcioná-los para as vias auditivas centrais, e ser influenciado pelo sistema nervoso total incluindo todo o sistema corporal onde estes sons serão processados e "compreendidos" pelo córtex região espinhal onde está localizado o ...
Como cuidar da saúde auditiva
Conheça 4 cuidados de como prevenir a surdez
6 cuidados a ter com os seus olhos
Os cuidados com os olhos no inverno são:
A visão é um sentido extremamente importante, pois nos possibilita ver todas as coisas ao nosso redor, diferenciar cores, ver as maravilhas da natureza e até mesmo ler este texto. Os nossos olhos são o órgão responsável por possibilitar o recebimento dessas mensagens.
Podemos enxergar um objeto pelo fato de a luz poder chegar até ele, iluminando-o e, posteriormente, sendo refletido até nossos olhos. ... É por esse motivo que, de acordo com a posição que um objeto se encontra ou dependendo da posição da fonte de luz, forma-se uma sombra do objeto.
De longe, os órgãos dos sentidos mais importantes são os olhos. Percebemos até 80 % de todas as nossas impressões através da nossa visão. E se os nossos sentidos como o paladar ou o olfato param de funcionar, são os olhos que nos protegem contra qualquer perigo.
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina.
A retina é uma camada fina de tecido nervoso sensível à luz localizada no interior do olho. É o tecido que transforma luz em estímulo nervoso e o envia ao cérebro.