Sim! Para fazer o fermento natural, são necessárias apenas água e farinha. Para isso, é necessário misturar esses dois ingredientes, deixar a natureza agir e também dar uma ajudinha: é preciso adicionar farinha e água todos os dias durante 5 a 10 dias.
Para substituir fermento fresco por fermento seco, você tem que dividir a quantidade de fermento na receita por 3, ou seja, use um terço de fermento seco, da quantidade habitual de fresco. Por exemplo: se a receita pede 30g de fermento fresco, substitua por 10g de fermento seco.
Como alimentar ou refrescar o fermento natural
O fermento biológico é composto por fungos microscópicos vivos, enquanto o químico (ou em pó) é feito à base de bicarbonato de potássio. A forma como eles agem é bastante distinta.
No caso a reação química do fermento ocorre quando a glicose (ou açúcar) da farinha de trigo ou de algum outro carboidrato é consumida pelos fungos e eles nesse processo de digestão liberam como produto as bolhas de gás carbônico que fazem com que a massa venha a acumular ar e cresça. ...
No fermento químico, as reações de decomposição ocorrem quando o bicarbonato gera gás carbônico e água, fazendo com que a massa aumente seu volume. ... Trata-se de um ingrediente imprescindível na panificação, pois é o responsável pelo crescimento da massa de pães e pizzas.
O fermento biológico seco é vendido em uma lata, na forma de pó granulado e é produzido através da secagem do fermento fresco. Ele tem as leveduras e emulsificante e não precisa ficar na geladeira. Para usá-lo, é preciso dissolvê-lo em água morna ou leite.
Os alimentos que provocam o aumento na produção de gases no intestino são:
Coloque os legumes em uma jarra limpa. Adicione alho, ervas ou especiarias para dar um sabor extra. Adicione entre 1 colher de chá e 1,5 colher de sopa de sal marinho, dependendo de quão salgada você gosta. Ferre a jarra e deixe em temperatura ambiente por cerca de 5 dias.
Basta fazer um corte em cruz nos limões orgânicos sem separar os gomos e encaixá-los em um pote de vidro intercalando com sal grosso. Depois, cubra com mais sal, feche o pote e guarde em um local seco e escuro por um mês antes de saborear.
Colocar as tiras do repolho em um recipiente grande, adicionar o sal e mexer bem com as mãos. Deixar repousar durante 1 hora e, depois desse tempo, mexer novamente no repolho para que libere água. Por fim, colocar o repolho dentro do frasco de vidro hermético e fazer pressão para que fique bem comprimido.