NaOH
Hidróxido de Alumínio + Hidróxido de Magnésio é um antiácido indicado para o alívio sintomático de hiperacidez, azia e má digestão, associadas ao diagnóstico de úlcera péptica, refluxo, gastrite, esofagite péptica e hérnia de hiato.
QUESTÃO 09: Quando estamos com azia, é comum tomarmos comprimidos de hidróxido de alumínio, porque esse hidróxido é um antiácido. Após a ingestão do hidróxido de alumínio, ocorre em nosso estômago a reação: Al(OH)3(s) + 3HCL(aq) -> AlCl3(aq) + 3H2O(l)
Al(OH)3
O Hidróxido de Alumínio pode provocar náuseas e vômitos. A administração de Hidróxido de Alumínio a pacientes com dieta pobre em fosfato pode ocasionar a depleção de fosfato acompanhada pelo aumento da reabsorção óssea e hipercalciúria com o risco de osteomalácia.
Ca(OH)₂
Ca(OH)2 – ASFER. Usado como curativo intracanal. É considerado excelente para estimular formação de dentina reparadora, aumentando sua espessura e proporcionando maior proteção ao tecido pulpar.
O hidróxido de cálcio, cuja fórmula química é Ca(HO)2, também conhecido como cal apagada, consiste num sólido branco que se dissolve muito pouco na água. Cristaliza no sistema hexagonal e possui uma densidade relativa de 2,24.
Uma das principais propriedades do hidróxido de cálcio é a sua atividade antimicrobiana, que ocorre devido ao seu pH alcalino (12,6), e está relacionada à dissociação iônica em íons hidroxila e íons cálcio.
Quimicamente, o hidróxido de cálcio é classificado como base, apresentando um elevado pH. Suas principais propriedades advêm da dissociação iônica e seu efeito sobre os tecidos vitais. Promovendo a formação de tecido duro e apresentando ação antimicrobiana.
O hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2) é uma base e, portanto, torna o meio alcalino ou básico, aumentando o pH do sistema. Depois disso, essa água é levada para a próxima etapa do tratamento, que ocorre nos tanques de decantação.
O pH do sulfato de alumínio está em torno de 2,0 a 3,5, significando que é ácido, então para facilitar a floculação adiciona-se Hidróxido de Cálcio para aumentar o pH, deixando-o em torno de 6,5 que é considerado ideal para uma boa floculação.
O hidróxido de cálcio e o sulfato de alumínio são moléculas iônicas que interagem com outras moléculas da água, além de serem bastante densos, dessa forma as sujidades na água se ligam a essas substâncias, e por ficarem mais densas, decantam.
A coagulação/floculação é uma das etapas do tratamento de água. Nesse processo, partículas muito pequenas são desestabilizadas por coagulantes e agregadas para que possam decantar.