A diferença entre os dois é simples, o rugoso, em sua parede externa, possui ribossomos, que são pequenos organóides fabricantes de proteínas. O liso, não possui estes ribossomos (por isso ele chama liso).
Existem dois tipos de retículo endoplasmático: o liso e o rugoso. A principal diferença entre eles é que o segundo possui ribossomos aderidos a sua parede externa. Tanto o retículo endoplasmático liso quanto o rugoso são responsáveis por transportar, armazenar e sintetizar certas substâncias.
Resposta: Os produtos são proteínas. Eles são englobados em vesículas para serem mandados para o meio extracelular.
O retículo endoplasmático é uma organela que está relacionada com a síntese de moléculas orgânicas. Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem formas e funções diferentes. O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios.
Ribossomos são estruturas celulares, presentes em células procarióticas e eucarióticas, responsáveis pela síntese de proteínas. Essas estruturas são formadas por duas subunidades, um maior e uma menor, constituídas por moléculas de RNA (ácido ribonucleico) e proteínas.
Os ribossomos são estruturas não membranosas que atuam na síntese proteica e são encontrados tanto em células procariontes quanto em eucariontes.
Verificado por especialistas A estrutura presente em todo tipo de célula, tanto procarionte como eucarionte, é: Ribossomo.
Resposta. Explicação: A estrutura presente em todo tipo de célula, tanto procarionte como eucarionte, é: Ribossomo. Os ribossomos são estruturas formadas por RNA e servem para ler as fitas de RNA mensageiro e unir os aminoácidos trazidos pelas moléculas de RNA transportador, formando novas proteínas.
A quebra da glicose ocorre para gerar ATP. Em organismos sem mitocôndria como bactéria, a respiração ocorre numa estrutura chamada mesossomo. Esse processo usa: glicose, oxigênio.