de concentração. difusão é contrária ao gradiente. equação, o gradiente de concentração é a força motriz.
A difusão acontece até as duas soluções ficarem "isotônicas", isto é, com a mesma concentração. A taxa deste movimento é uma função da temperatura, viscosidade do fluido e o tamanho (massa) das partículas, mas não é função da concentração. ... O resultado da difusão é uma gradual mistura de materiais.
Quanto maior a superfície disponível e menor a espessura da membrana, maior será a velocidade de difusão. ... A composição do meio, variável para cada ambiente, também influencia no fluxo: a difusão do O2 ocorre em velocidades diferentes no ar e na água, por exemplo.
Resposta. Explicação: Quando a concentração diminui a difusão tbm diminui (imagina que seja sal, se tem pouco sal precisamos beber pouca agua), Se a área da superficie diminui entao fica mais facil de difundi (aumenta), se a espessura da membrana aumenta fica mais dificil de difundir (diminui)..
Consideramos que um processo envolve transferência de massa quando há trânsito de massa de uma dada espécie química numa mistura devido a uma diferença de concentrações dessa espécie no espaço. Ou seja, o gradiente de concentração da espécie na mistura é o potencial motor para o transporte dessa espécie.
Um gradiente de concentração ocorre quando a concentração de partículas é maior em uma área que na outra. No transporte passivo, partículas irão difundir na direção do menor gradiente de concentração, das áreas de maior concentração para áreas de menor concentração, até que elas tenham a mesma concentração.