A Escala de NIPS (Neonatal Infant Pain Scale) tem 6 indicadores de dor, avaliados de 0-2 pontos. Trata-se de uma escala de avaliação rápida, que pode ser utilizada em recém-nascidos a termo e pré- termo. Uma pontuação igual ou maior a 4 indica presença de dor.
Como identificar - Normalmente, o bebê aponta o local que está dolorido. Se for uma dor de ouvido, por exemplo, vai tentar tocar as orelhas. Causa - Roupas apertadas, mesma posição no berço etc. Como identificar - O choro é irritado e seguido de movimentos corporais.
A escala de avaliação de dor FLACC foi desenvolvida em 1997, com base em parâmetros comportamentais, destinada à utilização dos profissionais da saúde, visando contribuir para a prática clínica na avaliação da dor em crianças não verbais ou com prejuízo da fala, impedidas de relatar sua dor 4.
Deitar o bebê de lado. Para ajudar o bebê a parar de chorar pode-se deitá-lo de lado no colo dos pais segurando a cabeça do bebê ou deitado na cama, nunca o deixando sozinho. Esta posição, chamada posição fetal, é semelhante à posição que o bebê tinha no útero da mãe e, geralmente, ajuda a acalmar.
Sono. O sono e o cansaço pode ser outro motivo para o choro acentuado do bebê. Nos pequenos, qualquer leve mudança na rotina como uma visita ao pediatra ou dia de vacina é suficiente para deixá-los exaustos. Nesses casos, é importante conduzir o bebê para um descanso adequado – mesmo se ainda não for noite.
12 dicas para fazer o bebê parar de chorar
Meu bebê não dorme: o que fazer?
Não deixe o bebê chorando Esse comportamento deliberado para chamar atenção exige que o cérebro esteja um pouco mais desenvolvido. Então, no caso dos recém-nascidos, o choro é totalmente impulsivo, além de ser a sua única forma de se comunicar com o mundo. O bebê não chora apenas por causa de fome, fralda suja ou frio.
Deixar um bebê chorar desde o nascimento até os 18 meses não afeta negativamente o desenvolvimento ou apego do comportamento, descobriram pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, eles também descobriram que aqueles que choram, geralmente choram menos e por um período mais curto.
∎ Nos três primeiros meses de vida, cerca de 25% dos bebês choram mais de três horas e meia por dia. ∎ Por volta dos 3 meses de idade, os bebês começam a chorar menos.
Normalmente acontece quando o bebé tem três semanas de vida, atinge um pico às seis semanas e entre os 3-4 meses tudo isto finalmente termina.
Com três meses a habilidade aprendida é o choro como forma de comunicação. Então ele chora pra tudo. Pode ser desafiador descobrir o motivo: quero tomar banho, tá calor, quero colo, quero ver aquela coisa colorida lá, quero peito, quero conversar… Então essa é a primeira coisa: bebês de três meses choram bastante.