52,5 L. 2. (UFMT) Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, T é a temperatura na escala Kelvin, R é a constante universal dos gases e vale R = 0,082 atm. L/mol.
A equação de estado dos gases, ou equação de Clapeyron, descreve o comportamento de um gás ideal e faz a seguinte relação de grandezas: PV = nRT. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quando queremos comparar o estado inicial e final de um gás em uma transformação gasosa, usamos a Lei Geral dos Gases. ... É a partir da Equação de Clapeyron que deduzimos o volume molar de um gás ideal nas CNTP (0ºC e 1 atm) como 22,4 L.
Pressão, temperatura e volume são as grandezas físicas escalares que caracterizam um gás. Essas grandezas são chamadas de variáveis de estado e mantêm entre si relações de proporcionalidade. A lei de Boyle determina que a relação entre a pressão e o volume de um gás é inversamente proporcional.
Definição. Em termodinâmica, as variáveis de estado ou variáveis termodinâmicas são as grandezas físicas termodinâmicas utilizadas na definição e descrição do estado de um sistema termodinâmico.
O conjunto de valores das propriedades termodinâmicas de um sistema se denomina estado termodinâmico, ou, simplesmente, estado do sistema. ...
A caracterização do estado de um gás pode ser feita por um conjunto de três variáveis: sua temperatura termodinâmica (T), sua pressão (p) e seu volume (V). Essas variáveis são denominadas variáveis de estado. ... A equação de Clapeyron estabelece que a relação (p.V/T) é diretamente proporcional à quantidade de gás.
O que significa dizer que um gás sofreu uma transformação gasosa? ... Logo, uma transformação gasosa nada mais é do que qualquer situação em que determinada quantidade de gás sofre variação em uma de suas três variáveis de estado. Sempre que uma variável sofrer alteração, outra consequentemente terá seu valor mudado.