A teoria comportamental, tendo como pilares a análise experimental do comportamento e o behaviorismo radical, se diferencia da terapia cognitivo-comportamental por seus pressupostos teóricos e práticos, pois sua compreensão do problema psicológico se baseia no selecionismo, ou seja, todo comportamento independentemente ...
Deste modo behavioristas radicais enfatizam a determinação ambiental na compreensão dos comportamentos (abertos e encobertos) do indivíduo, enquanto cognitivo-comportamentais priorizam os processos cognitivos, considerando que o homem reage a um ambiente percebido e não a um um ambiente real.
Os behavioristas reconhecem a existência do pensamento mas este é identificado como um comportamento. Os cognitivistas argumentam que o modo como as pessoas pensam tem impactos sobre seu comportamento; portanto, o modo de pensar não pode ser um comportamento em si.
Podem-se classificar os pensamentos automáticos levando em consideração à sua validade e utilidade, em três tipos (Beck, J. 1997): Distorcidos, ocorrendo apesar das evidências encontradas; Acurados, mas com a conclusão distorcida e acurados, mas totalmente disfuncionais.
Um pensamento irracional é definido como aquele que suscita respostas emocionais muito desagradáveis. Estas podem variar desde a raiva até a amargura ou o terror, são de longa duração e fundamentadas em termos absolutistas (com o uso de advérbios como nunca ou sempre).
Para isso, apresentam-se cinco passos importantes para evitar a Síndrome do Pensamento Acelerado:
Ficam aqui algumas sugestões que podem ajudar a lidar e a gerir o mal-estar que os pensamentos obsessivos vão criando:
Quando pensamos de forma intensa em alguém, a nossa mente cria imagens que são energeticamente projetadas para o Universo, e que podem chegar até ao campo energético da outra pessoa, fazendo com que ela sinta determinadas reações no seu corpo, já que as nossas delicadas terminações nervosas conseguem detetar alterações ...
Os povos com pensamentos intrusivos ouvem às vezes vozes dentro de sua cabeça, que pode criar ideias indesejados, pensamentos, imagens, e mesmo visuals. Para defender esta voz, os povos tentam negociar com se, pensando que poderiam resistir tais pensamentos.
Os pensamentos intrusivos são caracterizados pela inconveniência, importunação e incoerência com os momentos nos quais eles vêm à mente.
Veja algumas dicas de Inteligência Emocional para lidar com os pensamentos intrusivos:
Às vezes, pensamentos intrusivos como esses surgem em nós precisamente porque não queremos agir ou pensar desta forma, pois eles são simplesmente a coisa mais inadequada que a nossa mente pode imaginar. Mas ter esse tipo de pensamento é algo possível e normal em algum momento de nossas vidas (Lucas, 2016).
Segundo o Instituto Nacional de Saúde Mental, pensamentos intrusivos estão entre os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Dessa maneira, eles também podem ser uma característica da ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) .
Os pensamentos nascem na vida mental como consequência de um anelo, uma inquietude, uma necessidade, uma aspiração, um sentimento. A faculdade de pensar é a que tem a seu cargo sua elaboração e a que depois fará nascer um pensamento que chamaremos de pensamento-propósito.
5 atitudes que afastam os pensamentos negativos
Uma cabeça sem ideias é uma cabeça sem vida, dizem médicos e especialistas em meditação e ioga. ... Para meditar, deve-se ter, obrigatoriamente, um objeto de meditação, mais físico e real quando somos principiantes, e mais sutil quando temos uma prática avançada. A única forma de não pensar é não estar vivo.
12 Maneiras que podem nos ajudar a evitar maus pensamentos