A Mata de Araucária é um bioma típico de regiões com clima subtropical, no Brasil ela é encontrada em algumas porções do estado de São Paulo e, principalmente, na Região Sul. A Mata de Araucária é um bioma típico de regiões com clima subtropical. Incide em países como a Austrália, Argentina, Chile, entre outros.
Araucaria angustifolia
A mata de Araucárias localiza-se nos Estados do Paraná e Santa Catarina, região de clima temperado e chuvas regulares. O solo é de boa qualidade e chega a ser fertilíssimo no norte do Paraná. A mata de Araucárias recebe esse nome porque a espécie vegetal predominante é Araucaria angustifolia ou pinheiro-do-paraná.
O Cerradão é a formação florestal do bioma Cerrado com características esclerófilas, motivo pelo qual é incluído no limite mais alto do conceito de cerrado sentido amplo.
O Cerrado tem grande importância no nosso meio social, afinal muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo as etnias indígenas, os ribeirinhos, as babaçueiras,os vazanteiros e as comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro e detêm um conhecimento ...
O Cerrado é considerado o “berço das águas” no Brasil, onde estão as nascentes das maiores bacias hidrográficas, elementos necessários para garantir água para o país. ... “O Cerrado abriga as nascentes de oito das principais bacias hidrográficas do país.
Os biomas contribuem com o clima das regiões brasileiras e são fonte de vida e riquezas naturais. Com tamanha biodiversidade a alimentação humana e muitos medicamentos provém deles. Cada bioma brasileiro tem sua importância própria e suas condições, contudo deve haver inclusive equilíbrio entre eles.
É de importância extrema a preservação dos biomas tanto brasileiros quanto do mundo todo, pois eles relacionam-se com a manutenção da vida humana, com a flora e a fauna, que apresentam grande biodiversidade de espécies vegetais e animais.
Foi comemorado em 28 de abril o Dia Nacional da Caatinga. A Caatinga sustenta a economia da região Nordeste por meio de duas vertentes: fornecimento de energia e produtos florestais não madeireiros. ...
O Pampa também abriga um ecossistema bastante rico, com muitas espécies endêmicas, que só ocorrem na região, como o sapinho-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus atroluteus. Trata-se de um patrimônio natural, genético e cultural de importância nacional e global.