Carboidrato
Maizena por sua vez vem da palavra para milho (maíz) na língua taína. Para a sua confecção os grãos de milho são molhados e têm retiradas a casca e a plântula embrionária. Após secagem, o grão remanescente, quase que totalmente de amido, é triturado e moído até se transformar num pó bem fino.
O amido de milho (farinha Maizena®) é um hidrato de carbono extraído dos grãos de milho, isento de proteínas, pobre em fósforo potássio e sódio estas características tornam a sua escolha ideal para os doentes com doença renal crónica. É isento de glúten e não tem sabor nem cheiro.
Amido de milho também pode ser usado para revestir frutas em tortas e em outras sobremesas antes de assar. A fina camada de amido de milho mistura-se com os sucos das frutas e os engrossa enquanto assa. Isso evita que os tortas e outras sobremesas tenham uma textura muito úmida e que os sucos escorram.
O amido de batata é um bom substituto do amido de milho, pois tem gosto neutro e não tem glúten. A tapioca é a farinha processada da mandioca. Voce deve substituir cerca de 2 colheres de sopa de farinha de tapioca para cada colher de sopa de amido de milho.
Acabou o amido de milho — a famosa maisena? Não se desespere: basta ter por perto farinha de trigo. Para isso, você poderá fazer a substituição baseado na medida de 1 colher (sopa) de maisena trocada por 2 colheres (sopa) de farinha de trigo.
10 tipos de farinha que podem substituir a de trigo
Farinha de rosca Muito utilizada para empanar, a farinha de rosca é o típico ingrediente que costuma "sumir" do armário quando você mais precisa. Na falta deste produtos use farinha de milho peneirada (só a parte mais fina serve para empanar) ou triture bolachas de água e sal, o efeito é o mesmo.
Há várias alternativas para substituir a farinha clássica. São tantas que pode ser difícil entender para que elas servem. São encontradas facilmente em lojas de produtos naturais e algumas até em supermercados. Tem de banana-verde, berinjela, linhaça, coco, amêndoas.
Farinha De Linhaça
Farinha de linhaça é anticancerígena e ajuda a controlar o peso. Fonte de ômega 3, a linhaça é um dos alimentos que mais contribuem para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Entretanto, não é todo mundo que se adapta ao gosto desta sementinha.
Assim, o ideal é triturar as sementes pouco antes de usá-las, devendo deixar a farinha armazenada em um frasco escuro e bem fechado. Essa farinha feita da linhaça pode ser adicionada em iogurtes, vitaminas, leites, sopas, saladas, sucos de frutas e a frutas picadas ou amassadas, por exemplo.
Ela pode ser encontrada como semente, farinha ou apenas óleo. O consumo da semente inteira é ideal para aproveitar todo o teor de fibras. Já na semente triturada ou moída é possível aproveitar apenas parte das fibras – além das vitaminas, minerais e o óleo presente em seu interior, que será liberado.