Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.
Tradicionalmente se tem dito que “os meios de comunicação social possuem três funções: informar, entreter e educar. ... “A vigilância do contexto significa que os meios de comunicação de massa servem como sentinela para os indivíduos, alertando-os sobre os fatos que se sucedem ao seu redor.
"A tecnologia não pode ser vista como uma ferramenta auxiliar para realizar o mesmo tipo de ensino. Ela nos traz uma nova forma de organizar a produção de conhecimento. Um computador e um software apenas facilitam a comunicação e a informação. Quem os transforma em material didático é o professor qualificado.
Podemos afirmar que a internet gerou uma "inteligência coletiva" tendo em vista que ela permite que todos contribuam com o conhecimento a ser construído e debatam sobre as possibilidades que ela traz. e) Estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento da linguagem dos alunos.
As justificativas para a utilização da internet nas aulas de História são fundamentais para o aprendizado. ... Desta forma a internet é um recurso facilitador da aprendizagem para a prática pedagógica e desenvolve o pensamento crítico, estimula o diálogo, a pesquisa e a produção de atividades durante as aulas.