Funções. O músculo orbicular do olho é considerado o esfíncter das pálpebras, estando envolvido na expressão facial, na proteção ocular e nos reflexos. A contração da parte orbital traciona a pele da testa e da bochecha em direção ao nariz.
O Músculo Orbicular da Boca é composto em quadrantes independentes ( superior, inferior, esquerdo e direito) que cooperam de muitas maneiras independentes na grande variedade de ações labiais.
Durante a abertura da boca, movimentos laterais e para frente são controlados pela forma dos ossos e pela ação dos músculos e ligamentos, enquanto o ponto final do movimento de fechamento da mandíbula é controlado pela oclusão dos dentes.
Músculo do pescoço, formado por duas partes ou ventres unidos por um tendão, inervado pelo nervo facial e nervo miloioide.
Os músculos da ATM que agem diretamente são os abaixadores e elevadores da mandíbula. Os elevadores são o Pterigóideo medial, o masseter e o temporal. Os abaixadores diretos são o pterigóideo lateral e o digástrico.
Os músculos supra-hióideos (supra-hioideus) são um grupo de quatro músculos que cursam da mandíbula até o osso hióide. Músculos supra-hióideos (supra-hioideus):...Músculos supra-hióideos
Músculos mastigatórios: são aqueles que estão ligados apenas à realização dos movimentos mandibulares: temporal, masseter, pterigóideo lateral, pterigóideo medial e ventre anterior do digástrico.
Origens, inserções, inervação e funções dos músculos da mastigação.
MÚSCULOS DA ATM
São chamados de músculos da mastigação, EXCETO: a) Temporal.
Masseter é um músculo de grande espessura, quadrilátero, que se estende do arco zigomático à face lateral do ramo da mandíbula. É composto por duas partes ou feixes: Um ântero-lateral (superficial), e outro. póstero-medial.
O masseter é um dos quatro músculos do aparelho mastigatório. Ele eleva a mandíbula, causando um poderoso fechamento da boca. A contração da parte superior, que cursa diagonalmente à frente move a mandíbula para frente (protrusão).
Os músculos infra-hióideos são um grupo de quatro músculos abaixo do osso hióide, que se inserem no esterno, laringe e escápula....Músculos infra-hióideos:
O músculo gênio-hioideo ou músculo génio-hioideu é um músculo do pescoço. Origina-se no processo geniano da mandíbula e se insere no corpo do osso hioide. Suas ações são separar a cavidade bucal do pescoço, elevar o osso hióide e abaixar a mandíbula. É inervado por ramos da alça cervical.
O músculo milo-hióideo é um músculo que forma o soalho de boca. É um dos músculos abaixadores da mandíbula. Está situado profundamente ao músculo digástrico, com suas fibras assumindo um trajeto transversal.
Apresenta quatro músculos como sendo os intrínsecos: longitudinal inferior, longitudinal superior, transverso e vertical. Apresenta cinco músculos como sendo os extrínsecos: genioglosso, hioglosso, condroglosso, estiloglosso e palatoglosso. Para finalizar, uma referência online: o site “Aula de Anatomia”.
A língua é um órgão muscular. ela apresenta duas faces: face dorsal e face ventral. histologicamente é formada por: mucosa,submucosa e tecido muscular estriado esquelético.
Genioglosso: compõe a massa do tecido lingual, é o mais forte e o maior dos músculos extrínsecos. Sua forma é chata e triangular, originando-se na espinha mentoniana superior indo até o osso hióide. É responsável por várias posições da língua.
Quando sorrimos, movimentamos 12 músculos da face. Nas gargalhadas, usamos 24, e, ao conversar e sorrir ao mesmo tempo, 84 músculos são utilizados.
Beijar previne rugas Ao beijar na boca movimentamos cerca de 30 músculos da face, o que é bastante coisa!
Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais; ao dar gargalhadas, movimentamos 24 músculos faciais; quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos. Esse exercício facial retarda o aparecimento de rugas. O riso não só exercita o rosto, mas mexe com o corpo inteiro.
O músculo zigomático maior é um músculo da boca. Se estende do osso zigomático até o ângulo da boca. Na contração, puxa o ângulo da boca súpero-lateralmente, dando a expressão facial de alegria, sorriso.
O gesto de sorrir é considerado terapêutico porque libera endorfina, considerado o hormônio do bem-estar e que auxilia a aliviar a dor e melhorar a circulação sanguínea. A serotonina, que diminui o estresse ao combater diretamente o cortisol, também é liberada no processo.
Comece tentando um sorriso simples. Estique os cantos dos lábios e segure por 10 segundos; ainda nessa posição, abra ligeiramente a boca e segure por mais 10 segundos. Repita esse exercício com os lábios ainda mais esticados, se quiser.