Pertencente à família Ericaceae, o mirtilo produzido no Brasil é originário da América do Norte. As variedades mais utilizadas por aqui são as pertencentes ao grupo highbush, de arbustos altos, com cerca de 1,5 metro de altura; e as do grupo rabitteye, arbustos ainda mais altos, medindo de 2 a 4 metros.
Os mirtilos gostam de solos arenosos, leves, com boa drenagem e boa exposição solar. O solo deve ter um pH ácido, entre 4,5 e 5,5. Se o nosso solo não tiver o pH adequado, podemos acidificá-lo usando folhas e outra matéria vegetal em decomposição ou turfa.
No Brasil, o mirtilo é produzido nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais e embora não haja dados oficiais, estima-se que a área plantada seja de 250 hectares, com plantações pequenas, menores que dois hectares.
São 13 hectares em produção, com média de 2.
"A safra no Hemisfério Norte vai de março a setembro. A colheita no Brasil começaria em setembro/outubro, época em que o único fornecedor para o Hemisfério Norte é a Austrália." O pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Luis Eduardo Antunes, concorda. "Há um grande potencial para a fruta no Brasil.
Isso porque, além de opções para a produção em pequena escala, esses mercados ainda permitem um ganho por unidade cultivada superior às tradicionais frutas e hortaliças: o mirtilo nacional, nos últimos três anos (2016-2018), foi negociado na média de R$ 55,00/kg no atacado de São Paulo, valor bem superior aos R$ 2,00/ ...
O mirtilo nasce em arbustos de baixo crescimento, originários do norte da Europa, mas pode ser encontrado em partes da América do Norte e da Ásia.
O mirtilo pode ser comprado em mercados, hortifrutis, casas de produtos naturais, festivais e festas do mirtilo e até mesmo pela internet. O preço pode variar conforme a época do ano e a região do país. Fatores como apresentação do produto (in natura ou desidratado, por exemplo) também podem alterar os valores.
O nome da fruta é mirtilo. ... Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry – a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa – e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos.
Com sabor adocicado que oscila entre o doce e o amargo, não é sabido ao certo até quando o mirtilo ficará no topo da lista de ingredientes mais queridos, mas é bom aproveitar o seu auge.
Você sabe a diferença entre as berries? Confira! As blueberry, cranberry eraspberry fazem parte da família das berries, conhecidas no Brasil como frutas vermelhas ou silvestres. Elas costumam ser pequenininhas e, com tanta variedade, muitas pessoas acabam se confundindo.
O mirtilo (Vaccinium myrtillus) destaca-se por ser uma fruta "azul", que é conhecida também como blueberry (termo em inglês). O alimento foi introduzido no Brasil apenas na década de 1980, quando começou a ser cultivado na região sul do país. Ele é consumido e produzido em larga escala nos Estados Unidos e na Europa.
O mirtilo é uma fruta muito versátil que pode ser consumida inteira na sua forma natural, em suco, em suplementos nutricionais, em doces e até na forma de chás, incluindo o uso das suas folhas....2. Suco de mirtilo
Prepará-la é fácil (bastam fruta, água e adoçante) e, usá-la, mais ainda. Combina com iogurte, pudim, bolos, sorvetes, panquecas… A massa deles pode ter mirtilo, mas lembre-se: a quantidade da fruta por fatia será pequena. Pelo bem da cintura, não abuse.
Falta de conhecimentos técnicos e pesquisas sobre adaptação das variedades restringem o cultivo de mirtilo a cerca de 150 hectares no país. ... Pertencente à família Ericaceae, o mirtilo produzido no Brasil é originário da América do Norte.
O mirtilo é originário da América do Norte, de países como EUA e Canadá. Ele também é conhecido ao redor do mundo como blueberry, arándano, uva-do-monte, entre outros. Aqui no Brasil, é cultivada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. ...
O Vaccinium myrtillus, também conhecida como mirtilo ou blueberry, é um arbusto que pertence à família Ericaceae (família da azálea, rododendro, medronho).
Usos: Os frutos são consumidos in natura e, usados em sucos, geleias e iogurtes. Suas folhas podem ser consumidas na forma de salada ou chá. O mirtilo é uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas.
A coloração do mirtilo deve estar entre o roxo azulado e o preto azulado. Se estiver avermelhado, significa que ainda não está maduro e foram colhidos antes da hora correta.
As cultivares comerciais de mirtilo no Brasil pertencem a duas espécies; Vaccinium corymbosum L. e Vaccinium ashei. As espécies de V. corymbosum L apresentam arbustos de médio vigor com hastes semieretas.
A primeira poda realizada é o desponte das hastes novas com a finalidade de formar ramos laterais, aumentando o número de ramos produtivos por planta. A segunda poda é realizada antes da quebra de dormência onde se faz uma seleção das melhores hastes e o encurtamento dos ramos laterais.
No que respeita à adubação, o mirtilo é uma planta que dá preferência ao azoto na forma amoniacal. Desde a plantação até ao fim de vida da cultura deve dar-se preferência a este tipo de adubação azotada.
Você deve colocar o vaso em uma área bem iluminada e protegida do vento. Tanto no plantio em vaso quanto no solo, a terra deve ser bem solta (fofa) para uma boa oxigenação e uma correta drenagem da planta. Depois de plantá-los, você pode fazer uma cobertura com casca ou folhas de pinus elliottii.
Plante as estacas ou mudas. Se escolher cultivar estacas de oxicoco, plante-as em um solo molhado e preparado, deixando aproximadamente 30 cm de distância entre cada planta. O torrão de cada planta deve ficar cerca de 5 cm abaixo da superfície da terra.
Cultivar framboesa é fácil Arbustivas, as duas espécies aceitam bem viver em vasos desde que o solo seja arenoso e ao mesmo tempo fértil — use húmus de minhoca uma vez por mês pra garantir um bom mix de nutrientes, sem exagero. E as coincidências terminam por aí.
Corte os caules mais longos para incentivar o crescimento no segundo ano de vida da planta. Na temporada seguinte, você pode cortar as hastes mais longas, deixando-as com 2/3 do comprimento caso a planta não tenha crescido muito no primeiro ano. Essa poda ajudar o pé a ramificar.
O marmeleiro não exige uma poda severa. Podam-se apenas árvores com 3 ou mais anos. A poda do marmeleiro faz-se tradicionalmente, no Inverno, durante o período de dormência vegetativa, como todas as árvores de folha caduca. Esta árvore precisa de um bom arejamento e sol.
PRODUÇÃO - a frutificação ocorre cerca de um ano e meio após as mudas serem levadas para o local definitivo. Colha os frutos maduros e com cuidado, pois são delicados. Novembro, dezembro e abril são os melhores meses para a colheita.
Prepare bem o solo, eliminando todas as plantas infestantes....
Como adubar essa planta: ➜ No plantio incorporar ao solo 25 gramas de adubo NPK por metro quadrado de área plantada. Se preferir utilizar adubo orgânico, aplicar 1,6 quilos de esterco de curral bem curtido mais 9 gramas de P2O5 por metro quadrado.