Principais poluentes
Os poluentes atmosféricos podem ser classificados quanto à sua origem (primários e secundários), composição (orgânicos e inorgânicos) e estado físico (material particulado, gases e vapores). ... Dioxinas e furanos são considerados poluentes orgânicos persistentes (POPs), compostos por carbono, hidrogênio, oxigênio e cloro.
Os tipos de poluição que podem ser citados são: poluição atmosférica, poluição das águas, poluição dos solos, poluição sonora e poluição visual.
Substâncias poluentes mais agressivas ao ser humano
Quais são as principais doenças causadas pela poluição do ar?
Conheça os 8 maiores poluentes da água e saiba como eles podem contribuir para a sua escassez.
Poluição do Ar ou Atmosférica
Segundo relatório da organização internacional Break Free From Plastic, Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé ocupam o topo da lista das empresas que mais poluem por plástico no mundo pelo terceiro ano consecutivo.
Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.
A atividade industrial é uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos. Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo.
Apenas dois países, China e EUA, são responsáveis por mais de 40% das emissões mundiais de CO2.
Moda: a indústria que ocupa o 2° lugar no ranking das mais poluentes. Praticamente tudo o que é produzido causa impacto ambiental. Do alimento à roupa que a gente compra, tudo requer recursos naturais para ser fabricado: água, solo, energia.
É fácil citar a indústria do petróleo como principal vilã da poluição. Mas poucos talvez saibam que o segundo lugar nesse ranking pertence à indústria da moda.
Agropecuária. Por mais que surpreenda, o maior causador da poluição em nosso país não são os carros ou as indústrias, mas o setor agropecuário. ... Já os dois maiores responsáveis pela poluição dentro desse setor são os gases poluentes emitidos na pecuária (metano e amônia) e a queima de restos da produção agrícola.
A indústria da moda responde por algo entre 8% e 10% das emissões globais de gases-estufa, mais que a aviação e o transporte marítimo juntos. É o segundo setor da economia que mais consome água e produz cerca de 20% das águas residuais do mundo.
Além de consumir um volume gigantesco de água nos processos de beneficiamento e acabamento – alvejar e tingir produtos têxteis. Ao longo da cadeia produtiva têxtil, os impactos ambientais envolvem contaminação do solo, consumo de água, de energia, emissões atmosféricas de poluentes e resíduos sólidos.
Fast Fashion significa moda rápida, é o termo utilizado para designar a renovação constante das peças comercializadas no varejo de moda. É sobre esse modelo de renovação rápida das peças que pode ser usado como diferencial competitivo do seu negócio que vamos falar agora.
Para isso, o preço tem de ser baixo, o custo de produção o menor possível e o ritmo de trabalho incessante. E está criada a fórmula do mal, responsável por situações degradantes de condições de trabalho, muitas vezes trabalho escravo, e de desrespeito ao meio ambiente.
A globalização fomenta a Indústria da moda, na medida em que ela amplia seu mercado, exigindo uma produção cada vez maior e diferenciada. Modernizando seus maquinários, sua distribuição, sua importação e exportação, atendendo a cada vez mais demandas ela também contribui para o aceleramento desse mercado.
5 problemas comuns na indústria da moda e como resolvê-los
Boas dicas são: evitar descartar roupas rapidamente ao doá-las, compartilhá-las ou vendê-las em brechós; reutilizar e/ou reciclar a fim de produzir novas peças e acessórios e analisar o tipo de tecido ou componentes utilizados sendo a escolha final aquela em que representar menos impactos socioambientais.
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:
Para a empresa evitar o impacto ambiental de resíduos é necessário adotar medidas e planos de gerenciamento. Essas medidas visam minimizar a geração dos resíduos, orientando seu correto acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e disposição final.