A Mecânica é uma importante área da Física (ciência que explica os fenômenos da natureza por meio da Matemática).
Essa área da física se divide em: cinemática, dinâmica e estática. Em síntese, a cinemática visa a análise matemática dos movimentos. Por outro lado, a dinâmica estuda as causas que dão origem aos movimentos. Por fim, a estática se dedica a estudar as condições de equilíbrio em corpos extensos.
A cinemática é uma área da mecânica que apresenta uma análise matemática dos movimentos. Ou seja, na análise é possível identificar equações e gráficos que podem tanto expressar o movimento, quanto diferenciá-los.
Em resumo, o movimento uniforme variado é o movimento onde a velocidade de um corpo muda a taxas constantes. Nesse sentido, quando a velocidade sobe, temos o movimento acelerado. Por outro lado, quando a velocidade diminui temos o movimento retardado.
Existem várias equações que estudam o movimento circular como, por exemplo, a equação ω = ∆φ/∆t que calcula a velocidade angular (ω) que é a razão entre o deslocamento angular pelo intervalo de tempo do movimento.
Estática: na Estática são investigadas as condições necessárias para que os corpos estejam em equilíbrio. Nessa parte, estudamos centro de massa, equilíbrio, alavanca, torque e momento angular.
Hidrostática: na Hidrostática são investigados os fluidos em condições de equilíbrio estático. Nessa parte, estudamos massa específica, pressão, princípio de Stevin, teorema de Pascal e teorema de Arquimedes.
A estática é uma parte da mecânica que se dedica a estudar as condições de equilíbrio em corpos extensos. Desse modo, a estática é responsável por determinar as medidas, a intensidade da força e de torques necessárias para que um corpo mantenha o equilíbrio. Esse tipo usa muito as leis de Newton.
Entretanto, a cinemática não cuida das causas dos movimentos, ou seja, apenas o analisa em si e propõe padrões matemáticos. Como exemplo, temos as bombas lançadas de um avião. Neste caso, por meio da cinemática, é possível calcular onde a bomba vai explodir.
Hidrodinâmica: na Hidrodinâmica são investigados os fluidos em movimento quando sujeitos a forças externas não nulas. Nessa parte, estudamos vazão, equação da continuidade e princípio de Bernoulli.
A Mecânica está presente em várias situações cotidianas. Ela pode ser observada, por exemplo, em qualquer tipo de colisão e quando andamos.
A Mecânica contribuiu na investigação dos efeitos e causas do movimento e repouso dos corpos, além do desenvolvimento e verificação dos estudos a respeito do Universo.
Atualmente, essa área de estudo se define como a fatia que abrange o estudo e a análise do movimento e repouso dos corpos, mas, também, envolve sua evolução no tempo, assim como seu deslocamento.
Assim como no caso do movimento uniformemente variado, no estudo do MCUV são usadas funções horárias de posição e velocidade bem parecidas, por exemplo a função horária da velocidade: v (t) = v0 + a.
Você também pode se interessar por: Isaac Newton: Quem foi, história, teorias, descobertas, leis e obras
A fórmula de função horária da posição é: S = S0 + V0.t + a.t2/2. Ela serve para relacionar a posição do corpo no espaço com o tempo de deslocamento. Já a fórmula de velocidade é: v = Δs/Δt, onde Δs é o deslocamento e Δt é o intervalo de tempo. Por fim, a equação de Torricelli é:
O ato de andar, já que aplicamos uma força no chão e recebemos a força que o chão faz sobre nós, caso contrário afundaríamos.
Resposta. Se o corpo se movimenta ou não. Se ele se encontra em seu estado parado, está em repouso.
Resposta. Sim, Depende do Referencial adotado ! por exemplo, um avião está em movimento em relação a terra, mais pode estar em repouso em relação a outro avião que voa ao seu lado, ... Por exemplo um automóvel que ultrapassa ou outro está em movimento, mais um automóvel que vai em mesma direção e velocidade está em repouso ...
Um corpo pode muito bem estar em movimento em relação a algum objeto e em repouso em relação a outro, e em Física chamamos este corpo, adotado como referencia, de referencial .
Dizemos que um móvel qualquer está parado ou em repouso quando sua posição não varia em relação a determinado referencial. O objeto móvel está em movimento quando sua posição varia em relação a determinado referencial. Um mesmo objeto pode estar em repouso em relação a um referencial e em movimento em relação a outro.
Resposta. Resposta: A) A caneta está em movimento em relação ao caderno.
Quando escrevemos, usamos um tipo de linguagem, e essa linguagem expressará uma determinada função. ... a função referencial é utilizada quando queremos transmitir algum tipo de informação.
Vemos então que para um determinado corpo estar em movimento, a sua posição deve ser mudada no decurso do tempo com relação a um observador; e para um determinado corpo estar em repouso, a sua posição não deve mudar no decurso do tempo com relação a um observador.
Objeto em repouso é o que apresenta a mesma velocidade que o referencial. Se em relação ao referencial o objeto está parado, sua velocidade é 0.
para ficar em repouso deve ser nula, entretanto, para ficar em movimento não nula, deve haver uma variação em sua aceleração.
Na ausência de quaisquer forças, nenhuma força é necessária para manter um objeto em movimento. ... A velocidade de um objeto apenas permanecerá constante na ausência de quaisquer forças ou se as forças que atuam sobre ele se cancelarem uma à outra, ou seja, a força resultante for igual a zero.