Quais são os tipos de certificação ISO mais comuns?
A norma ISO 9002 é usada por companhias as quais a ênfase está na produção e na instalação. Esta norma da qualidade pode ser utilizada por uma empresa cujos produtos já foram comercializados, testados, melhorados e aprovados. Desta forma, há a possibilidade de a qualidade do produto ser alta.
· ISO 9003: esta norma é um modelo de garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais. Pode-se dizer que a ISO série 9000 é um modelo de três camadas em que a ISO 9001 engloba a ISO 9002 que, por sua vez, engloba a ISO 9003.
A certificação ISO 9001 é uma norma internacional que foca na gestão de qualidade da empresa – aqui não importa o setor, o tamanho ou atividade desempenhada. O alvo das ações é totalmente centrado na satisfação do cliente/usuário do produto ou serviço.
O certificado NBR ISO 9001 faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade, que padroniza as atividades e os processos, sempre com foco na satisfação dos clientes. Seus benefícios se refletem positivamente na imagem e na reputação da companhia, além de aumentar o diferencial competitivo da empresa.
A ISO 14000 é responsável pela geração de normas e diretrizes para uma gestão ambiental eficiente. Por meio dela, é possível se adequar às legislações ambientais vigentes, ao nível nacional e internacional. Além de criar um ambiente sustentável, que propicia uma valorização dos produtos ou serviços da organização.
Entre os principais benefícios da certificação ISO baseada na gestão da qualidade (ISO 9001) é oferecer vantagem competitiva e melhoria contínua, corrigindo erros, reduzindo custos e processos ineficientes. Todos ganham com isso: empresa, funcionários e clientes.
A implantação do sistema de qualidade se tornou para a organização uma ferramenta responsável que possibilitou excelência na gestão, a partir daí os benefícios se prolonga em inúmeras áreas: equipe motiva, pois a empresa mostra ao colaborador que pensa no futuro e acredita que as melhorias devem ser feitas e sugeridas ...
O PDCA permite que a empresa se adeque com relativa rapidez às mudanças exigidas por seus mercados e exibidas nos indicadores. Assim, ações de correção e melhoria podem ser tomadas de acordo com a velocidade em que o ciclo é executado, sempre com a certeza de se estar tomando decisões racionalmente embasadas.