Os alcenos são hidrocarbonetos de cadeia aberta, ramificados ou não, que possuem a presença de uma ligação dupla entre carbonos.
Nessa aula, temos um resumo de todo conteúdo para fixar melhor o que vimos até agora. Revise a fórmula geral desses compostos e como é feita nomenclatura. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas!
Caso o alceno seja ramificado, o que ocorre em alguns casos, a nomenclatura passa por modificações. Assim, a cadeira carbônica é maior, além de apresentar dupla ligação. Veja o exemplo do 5-metil-2-hexano:
Para a síntese de alcenos, as reações mais comuns são de eliminação: desidroalogenação de haletos de alquila e desidratação alcoólica.
De acordo com o que vimos, a nomenclatura dos alcenos segue os moldes dos hidrocarbonetos. Nesse vídeo, vamos ver um pouco mais sobre essa classe de compostos e também treinar a nomenclatura com bastante exemplos.
O processo de maturação de frutas está ligado ao menor alceno existente, um gás de fórmula C2H4, cujo nome oficial é eteno.
A química orgânica é a matéria responsável pelo estudo de diversos compostos, como os alcenos. Por sua vez, os alcenos fazem parte do grupo dos hidrocarbonetos, pois sua formação é constituída por átomos de carbono e átomos de hidrogênio. Além disso, o composto orgânico possui apenas uma ligação dupla na cadeia carbônica.
Na 1, a cadeia tem 5 carbonos, sendo que nos C2 e 3, existe ramificações de duas metilas. A dupla ligação está o C1. Então a molécula se chama 2,3-dimetil-pent-1-eno. Na 2, também com 5 carbonos, existe uma etila no carbono 2, portanto, 2-etil-pent-1-eno. Por fim, na 3, que também tem 5 carbonos na cadeia principal, no C4 existe uma metila e a dupla está no C2, logo 4-metil-pent-2-eno. Alternativa b
Visto que os alcenos quase não existem naturalmente no planeta Terra, somente uma pequena quantidade é extraída do petróleo. A grande maioria é, portanto, preparada sintetizada em laboratórios.
O alceno é classificado como hidrocarboneto alifático. Isso porque é um composto que possui cadeia aberta, além de ser insaturado. Ou seja, a cadeia aberta é formada apenas por uma ligação dupla entre os carbonos. E, entre os hidrogênios, ocorre uma ligação simples.
Ou seja, quando frutas verdes são enroladas em um jornal, por exemplo, o gás etileno é impedido de sair. Dessa forma, o amadurecimento das frutas ocorre de maneira mais rápida. Além disso, o etileno também é utilizado na fabricação de anestésicos para uso cirúrgico e na produção de corantes.
Os alcenos formados por até cinco átomos de carbono podem ser obtidos por meio do refino do petróleo.
Além disso, os alcenos se apresentam no estado gasoso se tiverem até quatro carbonos na estrutura. De cinco até dezesseis carbonos, são líquidos. A partir de dezessete, passam a ser sólidos, com o ponto de fusão aumentando conforme se aumenta o número de carbono.
A reação geral de desidratação é a que se segue. HA é uma forma genérica de representar o ácido.
Países que não possuem produção de cana-de-açúcar de forma abundante, por exemplo, utilizam a reação de adição de água em moléculas de etino para produzir etanol. Já a reação de polimerização é utilizada na produção de plásticos e borrachas sintéticas.
Fontes: Brasil Escola, Manual da Química, Toda Matéria e Info Escola
Em relação aos alcanos, o alceno possui maior capacidade de reação. Além disso, são incolores e apresentam ponto de fusão e ebulição mais elevado se comparados aos alcanos.
Os alcenos são compostos hidrocarbonetos de cadeia aberta que apresentam uma insaturação em sua estrutura molecular, ou seja, uma ligação dupla entre dois átomos de carbono. Sua fórmula geral é CnH2n, em que n é o número de carbonos. Quando a molécula possui duas insaturações, é chamada de alcadieno, com fórmula geral CnH2n-2
Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrando em Química Analítica, com ênfase em desenvolvimento de métodos analíticos, metabolômica e espectrometria de massas no Laboratório de Biomoléculas e Espectrometria de Massas (LaBioMass), na mesma universidade.
Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.
Os hidrocarbonetos podem ser classificados de acordo com suas cadeias carbônicas: Saturados: com ligações covalentes simples. Insaturados: com ligações covalentes duplas ou triplas. Aromáticos: com ao menos um anel benzênico.
- Alcanos: são hidrocarbonetos alifáticos saturados, isto é, apresentam cadeia aberta com simples ligações apenas. - Alcenos: ou olefinas, são hidrocarbonetos alifáticos insaturados que apresentam uma dupla ligação. - Alcinos: são hidrocarbonetos alifáticos insaturados por uma tripla ligação.
O que são hidrocarbonetos?
Hidrocarbonetos alifáticos, especificamente, são hidrocarbonetos com átomos de carbono estruturais em cadeias abertas e fechadas (cíclicas), não aromáticas. Podem ser alcanos, alcenos, alcinos ou alcadienos, e ainda outras combinações, se as ligações entre esses átomos forem respectivamente simples, duplas ou triplas.
Átomo de carbono Desta forma, o carbono, tetravalente, realiza quatro ligações covalentes para adquirir sua estabilidade química. ... O átomo de carbono se liga a hidrogênio e, a outros elementos comuns em compostos orgânicos como o oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S), halogênios (Cl, Br, F, I), etc.
Hidrocarbonetos são moléculas que contêm apenas carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição. São constituídos de um “esqueleto” de carbono no qual os átomos de hidrogênio se ligam. Constituem esta função os alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos, moléculas aromáticas, etc.
Hidrocarbonetos saturados são hidrocarbonetos cujos átomos de carbono se interligam apenas com ligações simples. São representantes desta categoria os alcanos e os cicloalcanos. Alguns dos alcanos são o metano, o etano, o propano e o butano.
Os alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples e cadeias abertas, ou seja, são saturados e acíclicos. ... A fórmula geral dos alcanos é Cnh3n+2. Os alcanos são responsáveis por formar o petróleo e o gás natural. Eles também são importantes combustíveis como o gás de cozinha e a gasolina.
Todos são importantes fontes de combustível. Hidrocarbonetos são de grande importância econômica porque constituem a maioria dos combustíveis minerais (carvão, petróleo,gás natural, etc.) e biocombustíveis como o plásticos, ceras, solventes e óleos.
Hidrocarboneto: Conheça alguns Hidrocarbonetos famosos
A função dos hidrocarbonetos engloba todos os compostos orgânicos que possuem suas moléculas formadas apenas por carbono e hidrogênio.
Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio, com fórmula geral: CxHy....Alcanos
Combustível encontrado no gás GNV, gás natural veicular. - propano e butano (C3H8 e C4H10) – É o gás de cozinha. O GLP, gás liquefeito do petróleo. - octano (C8H18) – Gasolina, combustível usado em automóveis.
Os hidrocarbonetos são os principais constituintes do petróleo que é formado a partir da deposição de matéria orgânica no fundo de mares e lagos e da sedimentação desse material sob altas pressões e temperaturas. O petróleo pode ter em sua composição hidrocarbonetos cujas moléculas possuem trinta carbonos ou mais.
Esses compostos são um dos mais utilizados por nós em nosso cotidiano, vamos citar alguns:
Os hidrocarbonetos têm enorme importância no dia a dia, pois são os principais formadores do petróleo, gás natural, carvão mineral e diversas matérias-primas utilizadas pela indústria na produção de plásticos, velas, etc.
A principal fonte dos hidrocarbonetos é o petróleo, que é extraído e conduzido para as refinarias petrolíferas onde se obtêm os seus derivados.
Hidrocarbonetos são as moléculas que contém apenas carbono e hidrogênio em suas composições. Um exemplo de hidrocarboneto é o petróleo, pois os hidrocarbonetos são seus principais constituintes, e ele contém mais de trinta moléculas de carbono em sua composição.
São moléculas que contêm apenas carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição. São constituídos de um “esqueleto” de carbono no qual os átomos de hidrogênio se ligam. Constituem esta função os alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos, moléculas aromáticas, etc.
Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral Cnh3n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).
A fórmula geral para alcanos é: Cnh3n+2. O “n” representa o número de carbonos presentes na cadeia.
A fórmula geral dos alcenos é Cnh3n. É muito raro encontrarmos os alquenos na natureza. Um dos principais alcenos é o etileno, ou eteno (h3C = Ch3), que é um gás em condições ambiente.
Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. São conhecidos também como hidrocarbonetos etínicos ou hidrocarbonetos acetilênicos. A fórmula geral dos alcinos é: Cnh3n – 2, e o primeiro membro é o etino (C2h3).
Os alcadienos ou dienos são hidrocarbonetos de cadeia carbônica aberta e que apresentam duas ligações duplas. De modo geral, a fórmula dos alcadienos é Cnh3n-2.