A POO é um dos 4 principais paradigmas de programação (as outras são programação imperativa, funcional e lógica). Os objetos são operados com o conceito de 'this' (isto) ou 'self' (si), de forma que seus métodos (muitas vezes) modifiquem os dados da própria instância.
Paradigmas são uma categoria de “ideias” Ou seja, eles não existem no mundo real. Podemos encontrar objetos em forma de triângulos no mundo físico, mas não podemos encontrar “triângulo” no mundo físico. Nesta visão, paradigmas, teorias científicas, filosofias e matemática nunca podem ser “verdadeiras”.
O paradigma imperativo de linguagens de programação pode ser encontrado, por exemplo, nas linguagens Fortran, Cobol, Basic, Pascal, Modula-2, C e Ada....As linguagens escolhidas para realização de uma análise comparativa são:
programação orientada ao objeto
Alguns dos principais paradigmas utilizados hoje no mercado:
Basicamente, existem seis principais tipos de paradigmas. A depender da linguagem de programação utilizada, pode-se usar mais de um deles. Os primeiros foram os paradigmas dos tipos imperativo e declarativo.
Os principais tipos de linguagens de programação
paradigma imperativo de programação
Pilares e vantagens da POO | Digital House....Abaixo, os quatro pilares da programação orientada a objetos:
O principal objetivo da POO é aproximar o mundo digital com o mundo real. ... Isso porque através da POO, o programador trabalha com Dados de Objetos ao invés dos Dados Globais, tradicionalmente utilizados na Programação Estruturada (fique tranquilo, mais abaixo veremos mais sobre os diferentes estilos de programação).
A programação estruturada é um paradigma de programação que tem como objetivo melhorar a clareza, qualidade e diminuir o tempo de desenvolvimento de um programa de computador, utilizando para este fim de sub-rotinas e três estruturas básicas: sequência, seleção (if e switch) e iteração (laços for e while).
As visibilidade disponíveis são privativo (private), públicos(public) e protegidos(protect), eles definem como o atributo ou método se comporta dentro do meu programa. Quando você define um método ou atributo como público, você está liberando o acesso a ele de qualquer lugar que contenha a classe.
Em Java, a visibilidade padrão de classes, atributos e métodos está restrita a todos os membros que fazem parte de um mesmo pacote. ... O conjunto de métodos públicos de uma classe determina o que pode ser feito com objetos da classe, ou seja, determina o seu comportamento.
9a Questão (Ref.: Pontos: 1,5 / 1,5 O que acontece com uma classe, quando atribuímos a visibilidade privada para TODOS os métodos de uma classe? Resposta: Gabarito: Essa classe fica sem método externo e portanto não poderá nenhum serviço (através de seus métodos) as demais classes.
Um objeto é um elemento computacional que representa, no domínio da solução, alguma entidade (abstrata ou concreta) do domínio de interesse do problema sob análise. Objetos similares são agrupados em classes. No paradigma de orientação a objetos, tudo pode ser potencialmente representado como um objeto.
Os objetos são características definidas pelas classes. Neles é permitido instanciar objetos da classe para inicializar os atributos e invocar os métodos.
Significado de Objeto substantivo masculino Toda coisa material que pode ser percebida pelos sentidos.
objeto é tudo aquilo que tem uma função determinada. Por exemplo: lápis, tesoura e etc.
Estes objetos começam por dar resposta a uma necessidade e acabam por determinar um modo de viver. ... Qualquer objeto pensado e criado pelo homem é considerado um objeto técnico.
Podemos dizer que corpo é uma parte / porção da matéria. Podemos citar a madeira e o vidro como exemplos. Já um objeto são as possíveis variações obtidas de um corpo. Por exemplo, a cadeira é um objeto.
Matéria, Corpo e Objeto Chamamos matéria a tudo que tem massa, ocupa lugar no espaço e pode, portanto, de alguma forma, ser medido. ... Corpo é uma porção limitada da matéria e objeto é um corpo fabricado para um determinado fim.
Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa um lugar no espaço. ... Por outro lado, um corpo, para a química, é uma porção limitada da matéria.
Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço e, desse modo, possui volume. ... Corpo é a denominação dada a qualquer porção limitada de matéria, por exemplo uma tábua de madeira e um cubo de gelo. Objeto é aquele que, devido à sua forma, possui uma determinada finalidade ou uso.
É uma porção limitada da matéria. Por exemplo, conforme dito, uma árvore é uma matéria; assim, quando cortamos toras de madeira, temos que essas toras podem ser designadas como corpos ou como matéria também. É um corpo produzido para utilização do homem.
A massa é uma das propriedades físicas da matéria. Pode ser entendida como uma expressão de sua inércia ou ainda como a quantidade de matéria que compõe um corpo.
Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa um lugar no espaço, ou seja, a matéria apresenta volume e massa. São exemplos de matéria: as árvores, as estrelas, o ar, uma cadeira, uma bicicleta, etc.
Matéria é tudo o que ocupa lugar no espaço e apresenta massa. Além dessas características, ela pode ser encontrada na natureza em três estados físicos. ... Alguns exemplos de matéria: árvore, bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa, veículo, etc.
Sendo assim, como 3 exemplos, podemos citar: