Quais So As Principais Funçes Do Sistema Lmbico?

Quais so as principais funçes do sistema lmbico

O sistema límbico é a parte do nosso cérebro encarregada de regular as respostas fisiológicas e emocionais do nosso corpo. As estruturas anatômicas do sistema límbico são as responsáveis por processar as nossas emoções e regular a nossa conduta, assim o sistema límbico do cérebro funciona como o centro das emoções.

Os tratos perfurante e alvear fornecem um caminho entre o córtex entorrinal e a formação hipocampal. Através do fórnice e da fímbria, a formação hipocampal pode depois transmitir a informação aos corpos mamilares. Subsequentemente, os corpos mamilares se comunicam com os núcleos talâmicos anteriores através do trato mamilotalâmico. A cápsula interna depois leva a informação do tálamo para o giro do cíngulo, que depois retorna os impulsos para a área entorrinal através do cíngulo. A informação aferente e eferente que viaja de e para o sistema límbico origina-se nas regiões cortical, reticular e diencefálica do cérebro.

Funções do sistema límbico

Nos dias de hoje sabe-se que o circuito de Papez está mais relacionado com a memória, enquanto a amígdala juntamente com a área septal ligada com a parte interior do giro cíngulo são responsáveis pelas emoções. Lembrando que a amígdala é a área mais importante que constitui as emoções.

O sistema límbico não surgiu do nada o mesmo foi criado pelo anatomista Francês Paul broca no ano de 1878, a termologia “límbico” se deu através do próprio limbo que está localizado no na mediação do córtex e o cérebro reptiliano, posteriormente o assunto foi aprofundado por outros dois estudiosos.

O que é sistema límbico


O que é sistema límbico

A capacidade de sentir e expressar emoções é uma característica que tem sido observada em um grande número de animais. Os humanos, em particular, vivenciam e expressam uma enorme gama de emoções que ajudam a moldar o comportamento de um indivíduo. A região do cérebro que se acredita ser responsável por estas atividades forma uma barreira física entre o hipotálamo e o cérebro. Como tal, ela foi chamada de sistema límbico, tendo origem na palavra latina Limbus, que significa borda.

Podemos ver o giro do cíngulo melhor numa perspectiva medial de um dos hemisférios do cérebro. É uma estrutura em forma de “C” que está dividida em córtex pré-límbico e infra-límbico, córtex do cíngulo anterior e córtex retroesplênico. O córtex do cíngulo começa ventralmente à parte rostral do corpo caloso, curva-se rostralmente e depois segue o joelho do corpo caloso para progredir posteriormente fundindo-se com o pré-cúneo do lobo parietal. O giro do cíngulo está separado do corpo caloso pelo sulco calosal (inferiormente) e do giro frontal médio e lóbulo paracentral pelo sulco do cíngulo superiormente. O sulco do cíngulo é contínuo com o sulco marginal, que separa o lóbulo paracentral do pré-cúneo. Pensa-se que o giro do cíngulo esteja fortemente associado com a percepção da dor neuropática e com a nocicepção.

O sistema límbico, ou sistema nervoso emocional, está situado na área interna do nosso cérebro, depois do córtex cerebral. Ele recebe influências de muitas outras vias do sistema nervoso relacionadas aos nossos sentidos: os sistemas auditivo, olfativo, sensorial do tato e do paladar.

Como mesmo citado acima, o sistema límbico é responsável pelas manifestações fisiológicas e comportamentais através das emoções, as fisiológicas estão presentes nos sistemas nervosos autônomos, já a parte comportamental está contida no sistema nervoso somático.

Quando falamos de vivências emocionais, nos vem à cabeça uma certa sensação de irracionalidade que parece que não vem do nosso cérebro. No entanto, o órgão sempre relacionado à razão é o principal causador das nossas respostas emocionais. Assim, podemos afirmar que as nossas emoções são sim processadas pelo sistema nervoso central.

Hipotálamo

Hipotálamo

O sistema límbico ou também conhecido como cérebro emocional, está localizado logo abaixo do córtex cerebral e é relacionado a emoções como alegria, tristeza, medo, prazer, raiva, e quando pensamos em sentimentos no seu sentido literal, pensamos em sentimentos subjetivos que suscitam manifestações fisiológicas e comportamentais.

A disfunção do hipotálamo, responsável pela regulação do sono, pode levar a distúrbios do sono, como insônia e narcolepsia. Esses distúrbios estão associados a dificuldades em adormecer, manter o sono ou permanecer acordado durante o dia.

O núcleo septal lateral (recebedor da maioria dos estímulos aferentes) encontra-se no grupo ventral, enquanto o núcleo septal dorsal se encontra no grupo dorsal. O núcleo da banda diagonal de Broca e o núcleo septal medial residem no grupo medial e os núcleos septais triangular e fimbrial residem no grupo caudal. O septo também comunica com o sistema límbico através do fórnice pré-comissural (fibras anteriores do fórnice).

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES

O giro denteado é uma estrutura de substância cinzenta serreada que se encontra medial ao hipocampo e lateral ao giro parahipocampal enquanto viaja ao longo do assoalho do corno temporal do ventrículo lateral. Ele se estende anteriormente para o unco e continua superomedialmente com a fímbria do hipocampo (ver abaixo) e se torna o indúsio cinzento ou indusium griseum (uma fina estrutura de substância cinzenta que cobre a superfície dorsal do corpo caloso).

 Hipocampo que envia informações para os > corpos mamilares e posteriormente para os > anterior do tálamo, que através da cápsula interna conversa com o giro do cíngulo que volta através do > giro para-hipocampal para o hipocampo > formando assim um circuito fechado.

A disfunção do sistema límbico, especialmente da amígdala, pode levar a transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico e transtorno de estresse pós-traumático. Esses transtornos estão associados a respostas emocionais exageradas e dificuldade em regular as emoções.

Circuito de Papez

Sem o funcionamento do sistema límbico, não há vida em sociedade, a sua principal função é possibilitar os diversos tipos de relacionamentos e atividades sociais mantendo assim a espécie humana. Portanto, as emoções e sentimentos permitem construir relações entre as pessoas e a vida em comunidade.

É importante mencionar que neste ponto onde os pilares do fórnice ascendem posteriormente para o tálamo, eles se comunicam um com o outro através da comissura do fórnice. As fibras decussantes permitem a comunicação entre o hipocampo de cada lado.

O conjunto de zonas cerebrais que temos nem sempre foi definido como o entendemos atualmente. Ao longo da evolução histórica e dos avanços da neurociência, o termo sistema límbico evolucionou até a definição que usamos hoje em dia.

Notas clínicas

O córtex insular anterior é muito interessante, pois tem grande relação com a empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro) também pode constituir sensações de nojo e o conhecimento da própria fisionomia, além da percepção dos componentes subjetivos das emoções.

Já a amígdala ou conhecida também como corpo amigdalóide composta por exatamente 12 núcleos agrupados em grupos corticomedial, basolateral e central. A amígdala possui como função principal a regulação do medo e possui relação com comportamentos sexuais, expressão facial relacionadas a emoções e a agressividade.  E quando há uma lesão na amígdala, o individuo perde a capacidade de sentir medo, ou seja, algo que o mesmo sentia muito pavor passa a não sentir mais. A área é interligada ao hipocampo e o Hipotálamo por meio do fórnix.

Funções do sistema límbico

Funções do sistema límbico

Posteriormente, James Papez descobriu um circuito formado por estruturas nervosas que também fazem parte do sistema límbico, o que ficou conhecido como o circuito de papez. Esse neurólogo também foi o primeiro a propor um modelo anatômico para as emoções e para colocar em examinação tudo aquilo que estiver relacionado com o plano sentimental.

A investigação tem sugerido que antagonizar (bloquear) farmacologicamente os receptores de dopamina do sistema límbico atenua os sintomas graves da esquizofrenia. Infelizmente, a maioria dos agentes farmacológicos também antagoniza os receptores de dopamina fora do sistema límbico, resultando em eventos prejudiciais.

Qual é o melhor remédio para o cérebro?

Agora vamos conhecer melhor cada remédio para memória e concentração e algumas substâncias naturais:

  1. Piracetam. Faz parte dos racetams, utilizados no tratamento de doenças neurológicas; ...
  2. Ritalina (Metilfenidato) Estimulante mais usado no mundo. ...
  3. Modafinil. ...
  4. Adderall. ...
  5. Ashwagandha (Withania somnifera) ...
  6. Bacopa monnieri.

Qual o melhor chá para Alzheimer?

4 plantas que protegem seu cérebro de Alzheimer, depressão, ansiedade e outros problemas

  • Alecrim. O alecrim é muito famoso e é de conhecimento geral (ou quase) suas propriedades e poder curativo. ...
  • Hortelã Você sente dificuldade para respirar ou possui problemas estomacais? ...
  • Ginkgo biloba. ...
  • Gengibre.

O que pode causar perda de memória recente?

O que causa e como tratar a perda de memória. Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.

Quais os sintomas de perda de memória?

Sinais de alerta Em pessoas com perda de memória, sintomas específicos são causa de preocupação: Dificuldade em executar atividades diárias habituais. Dificuldade em prestar atenção e flutuações no nível de consciência – sintomas que sugerem delirium. Depressão.