Além de inserir práticas cidadãs em todo o contexto da comunidade escolar, existem maneiras de ensinar a cidadania para os alunos de forma mais ativa: através de atividades em sala de aula. Cada professor, ao preparar suas aulas, deve ter isso em mente e encaixar as práticas cidadãs no contexto de sua disciplina.
Dinâmicas para promover o desenvolvimento da cidadania na escola
Cidadania também se aprende na escola
A Declaração Universal dos Direitos Humanos dá uma boa indicação sobre quais valores podem ser trabalhados para a formação da cidadania. Quarta – Respeito, autoridade, admiração, cooperação, se constroem nas relações cotidianas. Ilustração-interseccionalidade das dimensões. Elaborada pela autora.
Aprender cidadania é direito inato do ser humano e dever por convicção do ser político. Ter cidadania pode ser simplesmente viver na cidade, a pólis dos gregos, quando criaram a democracia – mas exercê-la é outro movimento. Parte de um senso nobre de justiça e solidariedade que nos leva a pensar e fazer pelo coletivo.
Trata-se, assim, de confrontar o paradigma contemporâneo da educação e buscar uma abordagem que contemple o indivíduo de forma completa, o que concebe não apenas o aspecto intelectual e acadêmico, mas também o desenvolvimento humano. A escola é a organização mais importante na vida de crianças e adolescentes.
A educação básica desempenha papel fundamental no processo de aprendizagem das pessoas, pois é neste período que são construídos todos os pilares, que servirão de base para toda vida. A educação básica eficiente transforma a história de um país e o destino de uma sociedade.
A água é fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário. ...