Segunda Geração Romântica: Mal-do-século As principais características da geração são: o individualismo, egocentrismo, negativismo, dúvida, desilusão, tédio e sentimentos relacionados à fuga da realidade, que caracterizam o chamado ultrarromantismo.
Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo. ... No Brasil, tem como marco inicial a publicação da obra Poesia (1853), de Álvares de Azevedo (1831-1852).
A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".
São apontadas três gerações de escritores românticos: - Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa. Os poetas que se destacam são: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. - Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresenta egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.
A Terceira Geração do Romantismo no Brasil foi marcada por um forte sentimento de liberdade e igualdade. Não pare agora... ... É possível notar que, diferentemente das gerações anteriores, Castro Alves corporifica mais o amor, dando-lhe um toque de erotismo ao descrever seu desejo de estar junto com o ser amado.
Resposta. Resposta: Didaticamente, na poesia, dividimos o movimento em três gerações: a primeira, nacionalista; a segunda, conhecida como 'mal do século'; e a terceira, marcada pelo condoreirismo.
Caraterísticas da Poesia Romântica
→ 1a geração da poesia romântica: indianista ou nacionalista O índio é o herói da 1a geração romântica da poesia brasileira.
O principal prosador do romantismo brasileiro foi José de Alencar, e sua obra contém romances indianistas (Iracema e O Guarani, por exemplo), prosas urbanas (tais como Senhora) e narrativas rurais (o romance Til é um exemplar desse tipo).
Resposta. Resposta: Individualidade, critica social, exaltação da natureza e confissão intimista.
Características do Romantismo
O Romantismo influenciou as Artes de forma geral, a filosofia e até mesmo o pensamento político de sua época. ... Seu objetivo era se diferenciar do pensamento iluminista, que pregava a objetividade e colocava a razão no centro do mundo.
O Romantismo surgiu na Europa, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra, no século XVIII. Em detrimento ao domínio da razão muito presente nesta época, o Romantismo nasceu com o intuito de reivindicar a personalidade sensível e emocional dos indivíduos.
Além dessas características, o culto à natureza, o senso de historicidade, o fascínio pela noite, o apego à pátria romântica (nacionalismo) e a ironia marcam presença no Romantismo.