→ Linguagem literária: pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.
O formalismo é uma escola de pensamento em lei e jurisprudência a qual assume que a lei é um sistema de regras que pode determinar o desfecho de qualquer caso, sem referenciar-se a normas externas. Por exemplo, o formalismo inspira a crítica comumente ouvida de que "os juízes deveriam aplicar a lei, não fazê-la".
'estranhamento' que uma obra de arte causa quando propõe algo que foge ao padrão aceito.
O olhar de estranhamento tem a ver com observar a realidade e compreender que o nosso olhar nunca é neutro. O ser humano não olha simplesmente. Toda vez que observa algo, o faz a partir de uma perspectiva, de um ponto de vista. Esse olhar é repleto de prenoções que podem ser positivas ou negativas.
O estranhamento na filosofia trata-se de uma atitude que tira o ser humano do seu lado racional. A filosofia surge da necessidade de despertar o lado racional humano, com isso, pode - se refletir, argumentar e pensar de maneira lógica e racional a cerca das coisas.
Resposta: O estranhamento é o ato de admiração, espanto, pasmo diante de algo que não se conhece ou não se espera; estranheza. Na sociologia estranhar é no sentido de se admirar, de se espantar diante de algo diferente que não se tem conhecimento ou costume de frequentemente acontecer e/ou ver.
Desse modo, o papel da dúvida é abrir caminho para que o pensamento possa partir livremente de si mesmo e é isso mesmo que o faz absoluto, independente, na medida que se coloca como polo de verdade do saber a partir do critério de clareza e distinção, ou seja, a evidência interior na consciência.
Resposta. Descartes queria encontrar uma verdade imutável através da razão. Por isso, cultivar a dúvida foi uma ferramenta dele para buscar esse pilar imutável no qual basear o seu pensamento cartesiano. ... Sua filosofia racionalista e cartesiana é baseada nesse lema.
Qual é o objetivo da Filosofia? ... A Filosofia é uma área de estudos crítica e analítica, que oferece a oportunidade de entrar em contato com as correntes de pensamento que moldaram o mundo. É a chance de estudar com profundidade, ler sobre a essência do homem e a formação das sociedades.
Dúvida metódica de Descartes foi utilizada para provar a existência de verdades absolutas que são de conhecimento universal, para o filósofo essa dúvida não possui falhas e sim respostas bastante exatas que não geram possibilidades de dúvida.
O método de Descartes é o método da dúvida: a dúvida metódica ou dúvida cartesiana. Para a razão bem funcionar, é necessário limpar o terreno da mente de todo preconceito, é preciso, num primeiro momento duvidar de tudo, principalmente o que já se tem estabelecido como verdade absoluta.
O que é Cartesiano: O ponto de partida é a busca de uma verdade primeira que não possa ser posta em dúvida. ... O método cartesiano é baseado na dedução pura, consiste em começar com verdades ou axiomas simples e evidentes por si mesmos, e depois raciocinar com bases nele, até chegar a conclusões particulares.
A razão cartesiana, defendida pelo filósofo francês René Descartes, traça um caminho de pensamento constituído pela dúvida, a experimentação e a formulação de leis muito útil na produção de conhecimento dos séculos XVII, XVIII e XIX.