O fio capilar é formado por três partes: cutícula, córtex e medula, cada qual com características próprias.
O cabelo é uma haste fibrosa, formada por células mortas compostas de uma proteína chamada queratina, produzida por células chamadas queratinócitos (a única parte viva do fio) que se encontram no bulbo, na derme do couro cabeludo.
A fibra capilar é formada com a queratinização de células epiteliais que estão distribuídas em quatro unidades estruturais principais: a cutícula, o córtex, o cimento intercelular (localizado entre as células) e a medula.
Medula Capilar – A medula está situada na parte central do fio. Ou seja, ela é uma espécie de tubo denso formado por células ricas em queratina obtendo uma forma flexível e maleável. Diferentemente das fibras mais resistentes do córtex e das escamas endurecidas da cutícula.
Composição do fio de cabelo
O cabelo humano é composto por todos os 21 aminoácidos conhecidos, embora em proporções muito diferentes. Os encontrados em maior quantidade nas fibras capilares são: cistina, cisteína, serina, ácido glutâmico, glicina, treonina, arginina, valina, leucina e isoleucina.
Em sua haste, a fibra capilar possui três camadas: o córtex, a medula e a cutícula, sendo a cutícula a mais externa e o córtex a mais interna.
A estrutura principal do fio é formada por 45,2% de carbono, 27,9% de oxigênio, 6,6% de hidrogênio, 15,1% de nitrogênio - que juntos formam os aminoácidos responsáveis pela produção da queratina - e 5,2% de enxofre, porém existem mais elementos na fibra capilar.
O cabelo é composto por filamentos proteicos, majoritariamente formados por uma proteína denominada queratina, mais especificamente alfa queratinas. As alfa queratinas são proteínas cuja estrutura apresenta um formato muito característico devido às estruturas secundárias de alfas hélices.
A bainha da raiz interior tem duas camadas: a camada de Huxley formada por células mortas, achatadas e nucleadas e a camada de Henle, composta por células oblongas sem núcleo visível. O próprio pelo tem um núcleo central designado por medula (ver imagem Secção transversal com folículo capilar).
A fibra capilar é constituída por 3 camadas: cutícula, córtex e medula. A cutícula é a camada mais externa, responsável por regular a entrada e saída de água da fibra. O córtex é responsável pela maior parte do fio e sua força. ... Em temperaturas inferiores ou iguais a 100°C, a água fracamente ligada ao cabelo evapora.
Prepare o cabelo: Seque e penteie o cabelo (não utilize o produto com o cabelo molhado); Aplique: Espalhe a fibra TOPPIK onde houver pouco cabelo até o couro cabeludo não ficar mais visível (agite o frasco se sentir que a fibra está difícil de sair);
A cutícula é a parte externa do fio, ou seja, aquela que conseguimos ver a olho nu. "Sua função é proteger o córtex e criar uma barreira para produtos químicos.
Maioria B: Cutículas abertas: Isso é sinal de que o seu cabelo está danificado, ou até mesmo poroso. É sinal de que ele não está "segurando" a água necessária, ou seja, está desidratada, e para isso, necessita de tratamentos que devolvam o brilho, o movimento e a força natural dos fios.
Para deixar os cabelos mais saudáveis, é bom investir em produtos que contenham o pH ácido para fechar as cutículas dos cabelos. O vinagre de maçã possui essa acidez necessária para fechar estas cutículas e manter o cabelo mais brilhoso, macio e com menos volume.
Selar, nada mais é que fechar as cutículas dos fios, fazendo com que a hidratação ou outro tratamento permaneça dentro dele. Mas, às vezes é preciso selar antes mesmo do tratamento, no caso dos cabelos porosos ou muito elásticos. AQUI explico qual o momento certo de selar o fio, antes, ou depois dos tratamentos.
O ideal para você fechar as cutículas dos fios do seu cabelo que sofreram aquele processo de descoloração, é usar um condicionador ácido, pois ele regulariza o PH dos cabelos, deixando a textura ainda mais forte e o principal, é que ele fecha a cutícula dos fios para que eles não fiquem porosos ao extremo.
O que fazer quando a cutícula do cabelo está aberta? Quando a cutícula está aberta, é preciso investir em produtos que ajudem a preencher os espaços no fios para que ela feche. Por isso, cosméticos com queratina podem ser grandes aliados nesse momento.
Em um recipiente coloque 3 dedos de vinagre de maça e misture com a mesma quantidade de água! Se preferir deixar o cheiro mais suave, crescente mais água ou gotinhas de essência de lavanda (ou outra que você goste). Logo após lavar os cabelos normalmente, aplique a mistura nos cabelos e deixe agir por 5 minutos.
Vinagre de Maçã Orgânico. Para tratar o cabelo seco, o vinagre de maçã orgânico é muito eficaz. Ele ajuda a selar os fios, melhorando as pontas duplas. Separe a quantidade de condicionador que você costuma usar e coloque uma colher de chá de vinagre.
Se seu cabelo estiver opaco sem brilho, as cutículas estão abertas isso compromete a capacidade de refletir a luz. Arranque um fio de cabelo segure com o polegar e o indicador, vá deslizando os dedos de baixo para cima. Se quando estiver deslizando sentir algum atrito, (tipo nós) provavelmente sim estão abertas.
Para fechar as cutículas dos fios Misture 1 a 2 colheres de vinagre (dependendo do tamanho do cabelo) ao condicionador já em sua mão ou apenas na quantidade que você vai usar no cabelo e aplique nos fios após lavá-los. Massageie e deixe agir por 3 minutos. Após esse tempo, enxágue e seque naturalmente.
Se for usado em excesso, esse produto resseca o cabelo. Isso porque ele é um ácido e, assim como todos os outros, ele desidrata. Além disso, é sempre fundamental tomar muito cuidado com receitas caseiras, afinal, esses produtos não são desenvolvidos especificamente para serem utilizados no cabelo.
Por ter o pH ácido, não é recomendado usar o vinagre com muita frequência. Se seu cabelo estiver muito danificado, use a cada 15 dias. Em casos de cabelos mais saudáveis, pode ser usado 1 vez ao mês e nos dias em que o cabelo passar por um processo químico.
Dê adeus ao cabelo poroso com o vinagre de maçã O ideal é apostar nesse tratamento uma vez por semana, para cabelos danificados, e a cada 15 dias para fios saudáveis.
Lave o cabelo com um shampoo antirresíduos e seque com a toalha. Com o cabelo úmido, aplique a mistura de 4 colheres de sopa de vinagre de maçã + 300ml de água. Deixe agir por 20 minutos e depois enxágue.