O Tangram (chinês: 七巧板, pinyin: qīqiǎobǎn, literalmente 'sete peças de habilidade') é um quebra-cabeças geométrico chinês formado por 7 peças, chamadas tans: são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Utilizando todas essas peças sem sobrepô-las, podemos formar várias figuras.
6º Passo: Trace dois segmentos de reta paralelos ao segmento DG e outro ao lado AH. Assim, dizemos que um Tangram possui dois triângulos grandes, três triângulos menores, um paralelogramo e um quadrado. Veja essas figuras destacadas: Recorte todas essas figuras geométricas e terá as sete peças do Tangram.
Identificar as figuras planas nas peças do Tangram, por meio da composição e decomposição. É importante que eles saibam reconhecer as figuras planas como: retângulo, quadrado e triângulo.
O Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito popular em vários lugares do mundo e jogado por pessoas de diversas faixas etárias. Acredita-se que o Tangram surgiu na China durante a dinastia Song (960 – 1279 d.C.) e era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.
Assim, o trabalho com quebra-cabeças contribui para a aprendizagem das formas geométricas, classificando-as através da exploração das sete peças do jogo. O objetivo principal do Tangram é ensinar que um todo sempre é divisível em várias partes, que posteriormente podem ser reorganizadas em um outro todo diferente.
O jogo Tangram torna possível o desbloqueio em alunos que não gostam da matemática e se sentem incapazes de compreendê-la, é a mola impulsora para compor e decompor as figuras. ... É um jogo que tem um milênio, prescreve esperteza e reprodução da imagem, na qual é eficiente para o ensino da Geometria Plana nas escolas.
Você sabia que o Tangram na matemática é muito utilizado na escola? A área do Tangram é calculada da seguinte forma: primeiro, você divide as sete figuras do Tangram e calcula a área de cada uma delas. Depois, com o quadrado formado pelas figuras, você calcula a área total dele. Agora é só comparar os resultados.
Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l). Para encontrar esses valores é importante analisar a forma da figura.
A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.
Aqui estão as fórmulas para o cálculo da área: Área de um quadrado: lado2 = a. Área de um retângulo: largura × altura = w × h....Anote as dimensões de cada forma.
Como exemplo, se formos medir a área de uma caixa:
Para calcular a superfície ou área do retângulo basta multiplicar o valor da base com o da altura. Portanto, o valor da área da figura é de 50 cm2.
Cálculo bem fácil. Basta somar a frente e o fundo dividir por 2. Somar os lados e dividir por 2. Com ambos resultados basta multiplicar um pelo outro que vc vai obter a área em metros quadrados.
Como calcular o metro quadrado (m²)