As principais glândulas endócrinas humanas são: a pineal, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários (nas mulheres) e os testículos (nos homens). Agora veremos um pouco sobre as funções e os hormônios secretados por cada uma delas.
As glândulas endócrinas são glândulas e tecido da produção de hormônios. ... Ex:glandula mamaria, salivares e sudoríparas.
Resposta. Glândulas Endócrinas: Eliminam na corrente sanguínea; supra-renais, tireoide. Glândulas Exócrinas: Secreção externa; glândula mamaria, glândulas salivares.
Às vezes, a hipófise é chamada de glândula mestra, porque ela secreta os hormônios que controlam as funções de muitas outras glândulas endócrinas.
As glândulas são formadas a partir de um tipo especial de tecido epitelial e podem ser classificadas em: unicelulares, exócrinas e endócrinas.
O tecido epitelial glandular pode ser classificado de várias formas. Há glândulas unicelulares, quando são formadas por uma única célula como no caso das células caliciformes do intestino delgado, e multicelulares quando são compostas por um conjunto de células que formam agregados com estrutura complexa.
O tecido conjuntivo pode ser classificado, segundo a composição de suas células e matriz extracelular, como tecido conjuntivo propriamente dito e tecido conjuntivo especial. O tecido conjuntivo propriamente dito pode ser classificado em tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso.
O epitélio glandular, assim como o de revestimento obedece a critérios de classificação. As glândulas exócrinas podem ser classificadas baseando-se em dois critérios: porção ductal e porção secretora. Os ductos podem ser simples – uma única porção ductal ou ramificado (ou composto) – porção ductal se ramifica.
o epitélio de revestimento são tecidos que revestem as superfícies dos orgãos, sejam elas internas ou externas. Já o tecido epitelial glandular, como o nome já diz, vem por conta das glândulas que tem a função de secreção e absorção de substâncias.
A região da célula epitelial voltada para o tecido conjuntivo é chamada de membrana basal ou porção basal, já a região voltada para o meio externo ou lúmen do órgão é chamada de membrana apical ou porção apical.
De acordo com a sua função, existem dois tipos de tecido epitelial: de revestimento e glandular. No entanto, pode haver células com função secretora no epitélio de revestimento.
O epitélio glandular está constituído por células isoladas ou grupamentos de células formando estruturas individualizadas, denominadas de glândulas, cuja função é a secreção.
Regulação da função glandular O fator exógeno que influi na síntese e secreção de substâncias pelas glândulas se processa através do controle nervoso, por meio de neurotransmissores e pelo próprio controle hormonal.
Como a secreção glandular pode ser controlada ? Através do feedback negativo. Onde a glândula se controla por si só.
Como a secreção glandular exócrina e endócrina pode ser controlada? As glândulas são sensíveis tanto ao controle nervoso, como ao endócrino; sendo que geralmente só um deles predomina sobreo outro. Isso se dá pela ação de substancias chamada de mensageiros químicos.
Diferente das células dos epitélios de revestimento, as células do epitélio glandular quase sempre se dispõem em uma só camada. Esta camada, no entanto, não é plana como nos epitélios de revestimento. As células do epitélio secretor geralmente assumem arranjos tridimensionais constituindo as glândulas.