Logo atrás da próstata, estão as glândulas denominadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido para o sêmen. A uretra, que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo através do pênis, atravessa o centro da próstata.
GLÂNDULAS BULBOURETRAIS Estão próximas do bulbo do pênis e envolvidas por fibras transversas do esfíncter uretral. Localizam-se inferiormente à próstata e drenam suas secreções para a parte esponjosa da uretra.
As glândulas acessórias são órgãos túbulo-alveolares cuja secreção desemboca na uretra misturando-se com os espermatozóides no momento da ejaculação, para formar o sêmen e fornecer o fluído necessário para o transporte e a nutrição dos espermatozóides.
- Feminino: as glândulas anexas do sistema reprodutor feminino são as glândulas de Bartholin, cuja função é neutralizar o canal vaginal preparando-o para o ato sexual.
Além do conjunto de tubos, o sistema reprodutor masculino possui glândulas anexas, que são: as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais ou de Cowper.
Como glandulas anexas do aparelho reprodutor masculino citam-se ( ) os testiculos.
Os grandes lábios são dobras formadas por tecido adiposo e conjuntivo, cobertas por pele e pelos. Estendem-se do púbis até o períneo e ajudam a proteger a abertura da vagina e da uretra contra agentes infecciosos, como fungos e bactérias.
Os grandes lábios são dobras constituídas de tecido conjuntivo e de tecido adiposo, são cobertas por pele e uma escassa camada de pelos. sua formação se estende da região do púbis até a região do períneo e tem como principal função auxiliar na proteção da abertura vaginal.
TRATAMENTOS de Hipertrofia de Pequenos Lábios As alterações hormonais que causam esse aumento nos pequenos lábios são mais comuns durante a adolescência. Obesidade, hipertireoidismo, problemas nos rins e uso de determinados medicamentos são fatores de risco associados.
A cirurgia é simples e rápida. Dura aproximadamente uma hora e é realizada sob anestesia geral ou local com sedação. Se tudo correr bem, a alta hospitalar é rápida e a mulher não precisa ficar internada. Normalmente é liberada para retornar para casa após terminados os efeitos da anestesia.
Os principais sintomas são a sensação de uma massa ou protrusão no interior da vagina , popularmente chamada de “bola“ na vagina e a sensação de peso ou pressão que pode estar presente o tempo todo ou só depois de um longo período em pé ou após exercício físico pesado.