Sequencia de fases ou etapas que deve ser cumprida como parte do processo orçamentário. A maioria dos autores adota como fases do ciclo orçamentário as seguintes: elaboração, apreciação legislativa, execução e acompanhamento, controle e avaliação, quando, então, se inicia o ciclo seguinte.
As fases do Ciclo Orçamentário
O processo orçamentário compreende as fases de elaboração e execução das leis orçamentárias - Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Cada uma dessas leis tem ritos próprios de elaboração, aprovação e implementação pelos Poderes Legislativo e Executivo.
Fases Detalhadas da Gestão Orçamentária
O processo orçamentário pode ser dividido em três fases: a elaboração, a aprovação e a execução. A elaboração é responsabilidade do Executivo. São três os principais instrumentos que estruturam o processo orçamentário: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
- O plano orçamentário contempla três grandes segmentos: Orçamento Operacional: engloba todos os orçamentos das áreas operacionais. Orçamento de Investimentos e Financiamentos: aquisição de investimentos, imobilizados e diferido, e respetivos financiamentos e amortizações e também as despesas financeiras.
Para preparar o plano orçamentário, você pode utilizar três ferramentas que são fundamentais para qualquer negócio: O Fluxo de caixa, o Balanço Patrimonial e a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Essas ferramentas contábeis podem e devem ser utilizadas independente do tipo, setor ou tamanho de empresa.
As peças orçamentárias devem ser elaboradas para cada gestor do menor nível de decisão da empresa, onde há custos ou receitas controláveis por esses gestores.
O acompanhamento orçamentário serve de base para que a alta administração corrija as falhas e concentre esforços para atingir as metas traçadas nos planos de curto a longo prazos.
O orçamento empresarial estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios da empresa, proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura desejada. E não há como realizar um bom planejamento estratégico sem alinhar as metas e objetivos ao orçamento empresarial.
Assim como o planejamento estratégico, o orçamentário empresarial é essencial para que as metas e os objetivos da empresa possam ser alcançados, uma vez que projeta os recursos necessários para essa realização. É essencial para o planejamento dos gastos, a redução dos custos e a gestão dos recursos financeiros.
Os orçamentos são úteis no processo de planejamento porque indentificam a valoração e a mensuração. ... Os orçamentos são úteis no processo de planejamento porque identificam a administração e a contabilização.
Costumamos dizer que o orçamento empresarial é a tradução do planejamento estratégico em números e que com ele é possível estabelecer metas da forma mais precisa possível, estimando como se espera que transcorram os negócios da empresa e proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura.
A relação entre o controle, o orçamento e o planejamento, no âmbito do desempenho organizacional está na prática de redução de erros, por meio do controle bem aplicado, da diminuição das dívidas, através da formulação de orçamentos sólidos, e aumento da eficiência, por intermédio do planejamento antecipado.
O planejamento orçamentário e financeiro é a ferramenta que garantirá a operação regular da empresa ao longo do ano. Sua execução é essencial para o correto gerenciamento das finanças da organização. Apenas o planejamento bem feito, permitirá a perenidade e o crescimento da companhia.
O planejamento financeiro pessoal permite que você possa atingir metas e objetivos que tenha em sua vida. Afinal, é justamente para isso que ele serve: criar um caminho entre você e os seus sonhos. Não existe meta grande demais para um planejamento. Com tempo o suficiente, você pode alcançar qualquer coisa que sonhar.
Quando bem utilizado, o planejamento financeiro auxilia o empreendedor a estabelecer as metas financeiras de curto e longo prazo que serão estratégicas para alcançar os objetivos do seu negócio, além de servir como base para a tomada de decisões para permanecer no caminho certo.
Planejar significa criar planos e metas para alcançar determinados objetivos. Em uma empresa, isso é fundamental para mantê-la funcionando. Sem planejamento, não há como tomar decisões e traçar estratégias que vão manter o negócio no mercado e em pleno crescimento.
Além disso, alguns benefícios práticos que o controle de contas a receber traz para a empresa: