As três cores do semáforo são:
Os sinais de trânsito classificam-se em:
Segundo o art. 87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem 6 tipos de sinais de trânsito, sendo eles sinais verticais, sinais horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, sinais luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito. Cada um tem sua importância, significado e subdivisão.
As placas vermelhas são de regulamentação, impositivas e exigem atenção redobrada dos motoristas. Elas indicam proibições, restrições, condições e obrigações no uso da via. Caso o condutor ignore suas mensagens, descumpre a lei e está sujeito às autuações cabíveis.
A placa cinza é a mais comum, já que designa os automóveis particulares. A placa vermelha é colocada em táxis e ônibus. ... As placas azuis apenas com as letras CC e os números são de carros de consulados. Veículos que estão sendo testados por montadoras também têm placa azul.
Atualmente, a prefeitura de Blumenau somente pode executar os serviços nas chamadas ruas de placa amarela em duas situações: casos emergenciais ou que envolvam segurança. É o caso de consertos em buracos, pontes e pontilhões que possam colocar pedestres e motoristas em risco.
As placas de indicação pretendem indicar e orientar o condutor sobre o local ou destino. As de fundo azul identificam o local e, as de fundo verde orientam o condutor do destino, utilizando setas e a indicação dos kms.