Santo Tomás de Aquino demonstra a existência de Deus de cinco maneiras, que são conhecidas como cinco vias.
As cinco vias estão marcadas por forte influência aristotélica e uma estruturação argumentativa lógica que busca, fundamentada na concepção de um Deus “causa/fundamento de tudo o que existe”, demonstrar a sua existência como uma “verdade evidente” já que está “inata a todos os homens” e passível de ser “demonstrada” ...
Contra aqueles, Tomás afirma que todo conhecimento da existência de Deus provém da realidade sensível, que é efeito do poder deste. Esse conhecimento pelos efeitos não exaure o que é Deus, mas é suficiente para se chegar a concebê-lo como causa de toda e qualquer realidade.
Acerca do argumento do primeiro motor, fornecido por São Tomás de Aquino, podemos explanar o que segue. São Tomás de Aquino explica a existência de Deus através de algumas vertentes, sendo uma delas a do movimento. Para ele, nada se move sozinho. Sempre há um outro que move o posterior.
O argumento mais fraco de Tomas de Aquino, pode ser o motor imóvel, onde a primeira via supõe a existência do movimento no universo a partir da divindade, ou seja, um ser não move a si mesmo, e, só pode se mover pois move o outro e assim por diante.
Para mim a prova com a melhor argumentação é a • Ser necessário e ser contingente [3°prova], porque ela é a que tem argumentos mais fortes, E a mais fraca é a • A finalidade do ser [5° prova] porque acredito que ela usa um argumento muito fraco na sua explicação, assim fazendo com que que seja difícil de ser entendida.
Assim, Tomás de Aquino identifica e aplica essa noção de ser ao ser subsistente, Deus. ... Todavia, mesmo que o ser primeiro se manifeste nas criaturas, ele permanece como princípio supremo e imutável, totalmente diferente das mesmas, porque ele é ato puro.
(1) No mundo todas as coisas tem uma causa eficiente. (2) Nada pode ser a causa eficiente de si mesmo. (3) Não é possível que se proceda até o infinito nas causas eficientes. (4) Logo, existe uma causa primeira eficiente, que é Deus.
Segundo Tomás de Aquino é a revelação divina que possibilita formularmos enunciados sobre a condição humana e sobre o mundo em que vivemos, é por isso que a preocupação inicial do pensamento do filósofo e teólogo é Deus e posteriormente o homem e o mundo.
Baseado na filosofia aristotélica, Tomás de Aquino desenvolveu as Cinco Vias que Provam a Existência de Deus, uma espécie de regressão causal que, em todos os casos (nos cinco argumentos), Deus é o princípio. As cinco vias são dispostas desta maneira: O movimento do motor primeiro: em todo o universo, há movimento.
Pensamentos Santo Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino, principal representante da escolástica, desenvolve um pensamento profundamente ligado ao de Aristóteles seu papel principal foi o de organizar as verdades da religião e de harmonizá-las com a filosofia.
O tomismo é a filosofia escolástica de São Tomás de Aquino (1225-1274), e que se caracteriza, sobretudo pela tentativa de conciliar o aristotelismo com o cristianismo.
Ele afirmava que a natureza humana consiste no exercício da razão e é através desta que o homem se submete às leis naturais. O domínio universalmente humano da razão torna a existência divina. Assim, a pessoa humana é um fim em si mesmo, e como tal não pode ser usado como meio.
O cristianismo contribuiu com a filosofia uma vez que é uma forma de pensar, um ponto de vista. Toda forma de pensar é bem vinda na filosofia, uma vez que a filosofia não julga a veracidade ou falsidade de um fato, apenas estuda e tenta entender.
“O objeto das virtudes teológicas é o próprio Deus, que é a última finalidade de tudo e acima do conhecimento da nossa razão. Por outro lado, o objeto das virtudes morais e intelectuais é algo compreensível à razão humana.” Santo Tomás de Aquino foi o maior expoente da filosofia escolástica.
A diferença está no fato de Platão usar da razão para se chegar a verdade última, utilizando de pensamento crítico e lógica, ao contrário de Agostinho que usa como ferramenta a fé, como ponte de ligação para o conhecimento metafísico.
Santo Agostinho aproveitou sua filosofia dentro da fé cristã. Platão defendia que as almas aprendiam por meio de reminiscência. ... Sua filosofia era a de que, sim, há uma forma perfeita de tudo o que existe, mas na mente de Deus. Não são as almas que vão se lembrando.
Agostinho acreditava que um ser em que só pode residir o bem não pode ser o criador do mal. Tudo que existe é bom e o mal é a ausência desse bem, é a ausência de Deus.
A paz e o bem comum são tesouros que o Estado bem constituído deve assegurar aos cidadãos. Aliás, a paz temporal, no pensamento agostiniano, é a função primordial do Estado.
A Ordem de Santo Agostinho (em latim Ordo Sancti Augustini, OSA) é uma ordem religiosa católica de frades mendicantes que seguem a linha de pensamento de Santo Agostinho. Seus membros são denominados frades agostinianos ou agostinhos.
Trata-se de um mal inerente à contingência e à finitude do ser humano como criatura, uma limitação anterior ao próprio pecado original, ou seja, à má ação do homem. Essa imperfeição é inevitável, pois sua inexistência daria origem à divinização da criatura. O mal moral é fruto da liberdade humana.