Abordaremos, sucintamente, os principais parasitas que se comportam como oportunistas, na vigência de imunossupressão: Toxoplasma gondii, Trypanosoma cruzi, complexo Leishmania, Cryptosporidium, Microsporidia, Isospora belli, Cyclospora cayetanensis e o Strongyloides stercoralis.
A coccidiose é causada por protozoários do gênero Eimeria, sendo considerada a doença mais importantes na avicultura industrial, não bastando o fato de que o agente cause enterite e diarréia, conseqüentemente, uma diminuição na absorção intestinal de nutrientes, há ainda um efeito sinérgico da coccidiose com outras ...
A coccidiose aviária é uma enfermidade causada por um protozoário do gênero Eimeria, que parasita as células intestinais destes animais.
É um Premix vitamínico complementar com aditivo anticoccidiano, indicado para aves na prevenção de coccidiose causa por Eimeria acervulina, E. brunetti, E. necatrix, E. ... praecox; podendo ser usada em aves de todas as idades.
Coccinon Vitasol é um premix solúvel em água, indicado para a manutenção da saúde dos pássaros e aves criadas em cativeiro. ... Premix de vitaminas hidrossolúveis, indicado para a manutenção da saúde dos pássaros e das aves criadas em cativeiro.
1 cápsula em 50ml de água no bebedouro. Retirar a banheira. Por 10 dias, trocando a água todos os dias. Neste caso como fortificante e preventivo.
Baycox 5% é especialmente indicado para a metafilaxia e tratamento da coccidiose em leitões, causada por Isospora suis, o principal patógeno associado com a diarreia em leitões entre 5 e 30 dias de idade; para metafilaxia e tratamento da coccidiose em bezerros e cordeiros, causada por Eimeria spp., e principalmente por ...
Avecox é indicado para tratar a coccidiose em pássaros causadas por Eimeria acervulina, Eimeria maxima, Eimeria tenella, Eimeria necatrix, Eimeria brunetti, Isospora andesensis, Isospora gryphoni, Isospora sporophilae, Isospora flausinoi, Isospora teixeirafilhoi e Isospora adiei.
Quando a ave está ativa, é possível ministrar a medicação formando uma gota na ponta da seringa e levando ao seu bico. É preciso ter cuidado para não lançar um jato pela traqueia, o que poderá provocar engasgos.
Como cuidar de uma calopsita que já não é filhote?
Atenção à hora de dormir Se você não tem um local assim na sua casa e está se perguntando “devo a gaiola da calopsita para dormir?”, saiba que essa não é uma má ideia. Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. ... Cobrir a gaiola é uma boa ideia.
O ideal será a calopsita dormir entre 10 a 12 horas! Sim, elas precisam de dormir bem mais do que nós. Durante esse período não podem existir ruídos nem luzes que a despertem. ... Uma calopsita que durma as horas adequadas será uma calopsita mais tranquila e menos estressada.
Sobre a água, troque-a sempre que necessário, garantindo que esteja filtrada e fresca. No início, os potes de comida e água devem ficar no fundo da gaiola, pois a ave não conseguirá subir em poleiros quando filhotes.
Não é recomendado oferecer água para os filhotes de aves. Toda água necessária ao seu desenvolvimento é fornecida misturada a Papa. Quando a sua ave iniciar o desmame, troca gradual da Papa para a ração balanceada, disponibilize a ração em um comedouro perto da ave e um bebedouro.
Água pode oferecer sim! Mas não eh necessário dar água qndo estiver dando a papinha! Eu faço minha própria mistura de sementes! ALIMENTAÇÃO das minhas calopsitas!
Gaiolas de cria não servem como gaiolas de reprodução, pois estas devem ser bem maiores, o suficiente para casal e filhotes até 60 dias e nisto estamos falando de calopsitas.
Se ela vive em uma gaiola, traga a casinha dela para perto de você, mas sem movimentos bruscos, do contrário ela poderá ficar ainda mais arisca por estar assustada. Se sua calopsita é criada livre, sem gaiolas, tente se aproximar dela com cuidado, para que a ave não bique ou ache que você poderá machucá-la.
Resumindo: se a amiga já completou 12 meses, está mais arisca e anda cantando mais que de costume é porque já deve estar em período reprodutivo, e esse comportamento parece de calopsita fêmea no cio. Lembrando que, como dissemos antes, é melhor esperar até depois dos 18 meses para estimular a reprodução.
12 meses
Realizada a postura dos ovos depois do acasalamento, o nascimento dos filhotes de calopsita é esperado para dali em média 20 dias. Conforme o momento se aproxima, muitas vezes é possível ouvir os filhotes piando dentro do ovo.
A transferência de espermatozoides do macho para a fêmea se dá pela justaposição da abertura das cloacas de ambos. Os machos apresentam dois testículos dos quais saem os canais deferentes que terminam na cloaca, enquanto que as fêmeas apresentam o oviduto e o ovário direito atrofiados (adaptação para o voo).
por via oral, diluido em água ou adicionado ao alimento (ração, sementes ou farinhada). pássaros pequenos (curió, canário, coleiro, mandarim, manon, periquito, etc.) – 5 gotas na água para bebedouro de 50 ml ou para 50 g de alimento. pássaros maiores (lóris, cacatua, papagaio, calopsita, ring neck, arara, etc.)
Posologia: Para aves pequenas (canários, curiós, coleiros etc) - 3 a 5 gotas no bebedouro de 50 ml. Aves pequenas: diluir uma colher de chá (5 ml) em 1 litro de água filtrada e distribuir de maneira uniforme para as aves a serem tratadas.