Os ideogramas formavam o sistema de escrita de várias civilizações antigas, como a egípcia (os hieróglifos) e a maia, antes do surgimento dos primeiros alfabetos. Atualmente, os símbolos ideográficos compõem determinados tipos de escrita do idioma chinês e japonês, por exemplo.
Pictgráfica são as que usam pictogramas para transmitir idéias através de desenhos, exemplo: Pinturas rupestres. Ideográfica são as que usam ideogramas para representar uma ideia, exemplo: Hieróglifos Egípcios.
Significado de Ideograma substantivo masculino Sinal que exprime a ideia e não os sons da palavra que representa essa ideia: os caracteres egípcios eram ideogramas.
Pictogramas: O termo "pictografia" é originário do latim pictus (pintado) e do grego grafos (escrever). Os pictogramas eram grafismos, signos gráficos que representavam um objeto, uma idéia, um som ou um ser. ... Diferente do pictograma o ideograma representa a idéia que um objeto representa e não o objeto em si.
Um logograma é um grafema simples que representa uma palavra ou morfema (uma unidade linguística significativa).
O Dicionário da Língua Chinesa (Zhonghua Zihai), 1994, reúne até 85000 caracteres. Se precisam aprender e usar verdadeiramente tantas palavras para falar e ler chinês, ninguém pode ou ninguém quer aprender e usar este idioma. Mas, a grande maioria dos caracteres nesses dicionários são desusados.
Ele usa 37 símbolos e 4 marcas de tom para transcrever todos os sons em mandarim.
Os sinogramas são chamados hànzì em mandarim, kanji em japonês, hanja ou hanmun em coreano e hán tư em vietnamita.
Nomes Chineses – 5 ideias para te ajudar a escolher seu nome chinês. Escolha um nome que soe parecido com o seu. Isso não funciona para todos os nomes. Além disso, é bom conferir sua escolha com seu amigo chinês ou professor antes de decidir por um caractere baseado apenas no som!
Até algum tempo, os estudos mais aceitos apontavam que o início da escrita entre os chineses deu-se no século XIII a.C. No entanto, a partir das descobertas de marcas em cascos de tartaruga de 8.
Alguns sinais utilizados como escrita podiam ser facilmente relacionas ao Sol, representados por um circulo com um risco no meio, e ao cavalo, representado por um desenho do animal. Como podemos perceber, a escrita chinesa, como a de outras civilizações, é ideográfica, ou seja, os símbolos expressam ideias.
Os sistemas de escrita ideográficos originaram-se na antiguidade, antes dos alfabetos e dos abjads. Como exemplos de escritas ideográficas, podemos citar os hieróglifos do antigo Egito, a escrita linear B de Creta e a escrita maia, assim como os caracteres Hanzi utilizados em chinês e japonês.
Confúcio
Desenvolvidas pelos fenícios com base na escrita semita, as anotações fonéticas passaram a ser alfabética em meados do século XV a.C., dando origem ao primeiro alfabeto a ser usado em larga escala. O alfabeto fenício é composto por 22 signos que permitem a elaboração da representação fonética de qualquer palavra.
O alfabeto latino, base da língua latina nasceu por volta do século 6 aC na Itália. Ele é comum a quase todos os países ocidentais. Na época do surgimento do alfabeto latino, o sistema de escrita ainda não estava definido.