EQST

Quais Foram As Principais Atividades Econmicas Que Contriburam Para A Expanso Territorial Brasileira?

Quais foram as principais atividades econômicas que contribuíram para a expansão territorial brasileira?

A exploração do pau-brasil e das drogas do sertão, o cultivo da cana-de-açúcar, a extração do ouro e o plantio do café são exemplos da evolução da economia brasileira, cuja distribuição espacial era, até século XIX, em formato de arquipélago.

Quais eram os objetivos da expansão oficial?

Resposta: Como objetivos da expansão oficial, podemos destacar a recuperação econômica das áreas canavieiras, destruídas pelos holandeses, e a exploração econômica da Amazônia. A preação de indígenas e o aproveitamento econômico do rio da Prata. A defesa do território e a extinção do Quilombo de Palmares.

Qual a relação entre a expansão do território brasileiro e as atividades econômicas?

Resposta: As atividades econômicas foram fatores essências para a expansão territorial brasileira. Depois do pau-brasil, a cana-de-açúcar fez do litoral do Nordeste a mais importante região econômica da colônia até o início do século XVII, transformando a atividade açucareira em empresa e o Brasil em colônia do açúcar.

Como se deu a expansão do território com o apoio oficial?

no caso podemos afirmar que aqui no brasil a expansão territorial se deu primeiramente com a entradas e bandeiras. isso aconteceu devido ao fato de que as terras conquistadas mais dentro do interior estavam sofrendo invasões por parte de outros colonizadores.

Como os jesuítas contribuíram para a expansão do território brasileiro?

Resposta. Com a chegada dos Jesuítas foi possível fazer missões pelo interior do território brasileiro, mais aldeias e povos foram descobertos e assim cada vez mais o território e seus habitantes foram explorados. Os Bandeirantes também tem uma participação importante nessas missões.

Como jesuítas e bandeirantes contribuíram para a expansão da América portuguesa?

Mais especificamente, eles colaboraram pela exploração do centro sul brasileiro, entre os séculos XVII e XVIII. Organizadas pelos bandeirantes paulistas, eles tinham como objetivo principal recuperação de escravos fugitivos, a captura de índios e a possível descoberta de metais preciosos, como ouro.