Quais elementos fazem parte do ativo circulante?
O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os títulos negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização a curto prazo, como adiantamento a fornecedores e empregados ...
Ativos e passivos circulantes podem ser entendidos como o dinheiro que entra e sai diariamente da empresa. São direitos e obrigações a curto prazo. Ativo não circulante são todos os bens e direitos que a empresa não conseguirá converter em dinheiro no curto prazo, considerando normalmente um ano.
São classificadas no Passivo Circulante as obrigações que terão de ser liquidadas no máximo até o final do exercício subsequente. Conforme resolução 1255 (CFC-2009), a. entidade deve reconhecer uma obrigação como Passivo Circulante, exceto quando: ... O valor da obrigação não puder ser mensurado confiavelmente.
O passivo circulante financeiro são os valores monetários como duplicatas e empréstimos a curto prazo. ... Por exemplo, que empréstimos sejam pagos com resultados de aplicações financeiras e não com receitas a receber de clientes, estas que devem ser destinadas às contas operacionais como o pagamento de funcionários.
Como calcular o giro do ativo Como vimos, o giro do ativo (GA) é uma comparação de quanto a empresa vende – seja em produtos ou serviços – em relação ao total de ativos que ela possui. Isso faz com que a fórmula para realizar o cálculo do giro do ativo seja a seguinte: GA = Receita Líquida / Total médio de ativos.