A dureza de um material é a medida que calcula o quanto um material sólido resiste quando uma força é aplicada sobre ele. No caso da dureza de metais, usamos três escalas para medição, que são: a escala de dureza Brinell, a escala Vickers e a escala Rockwell.
O ensaio de dureza é um método utilizado para avaliação dessa propriedade mecânica (dureza) muito utilizada na especificação de materiais nas empresas de diversos segmentos da indústria. ... A dureza é avaliada através da deformação deixada na superfície da peça.
Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro, como na popular escala de Mohs para os minerais, que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns desses em escala crescente a partir do talco ao diamante.
Sua principal característica, como o nome sugere, é a dureza elevada: o metal duro é duas vezes mais duro do que o aço, o que permite que peças de corte feitas de metal duro consigam cortar o aço em processos de usinagem.. ... O metal duro é utilizado em diversos tipos de ferramentas, desde serras até tornos e limas.
o diamante
Há sempre alguma impureza remanescente. O mais puro metal que o homem consegue obter, possui 0.
Uma equipe de cientistas dos Laboratórios Nacionais Sandia, nos Estados Unidos, diz ter desenvolvido o “metal mais resistente do mundo” – uma liga de platina e ouro baseada na união de microestruturas. Cem vezes mais durável do que o aço, o novo composto, ainda sem nome, foi feito com 90% de platina e 10% de ouro.
A equipe de ciência de materiais do Sandia National Laboratories, pertencente à multinacional Honeywell, no entanto, anunciou ter desenvolvido uma liga metálica que acredita ser a mais resistente do mundo. A combinação, com platina e ouro, seria 100 vezes mais durável do que o aço de alta resistência.