Quais As Caractersticas Principais Do Ferro Fundido Cinzento?

Quais as caractersticas principais do ferro fundido cinzento

Ferro Fundido Cinzento Sua aplicação é dada em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, automobilística, ferroviária e naval, por exemplo. Sua utilização é bem comum na fabricação de componentes como disco de freio e carcaças de máquinas.

7. REFERÊNCIAS

No que diz respeito à composição química, os elementos básicos que influem nas propriedades mecânicas são o carbono e o silício e, em menor extensão, o fósforo. Desses três elementos, o silício é o mais importante pois, como se viu, é ele o principal responsável pela formação de grafita. O silício melhora ainda a resistência à corrosão e à oxidação a temperaturas elevadas do material.

Em geral, a fusão é uma mudança de fase de uma substância da fase sólida para a líquida. O ponto de fusão de uma substância é a temperatura na qual essa mudança de fase ocorre. O ponto de fusão também define uma condição na qual o sólido e o líquido podem existir em equilíbrio.

Por outro lado, a matriz metálica dos ferros fundidos cinzentos contém ferrita e perlita; se a ferrita predominar, a usinabilidade do material é melhor, mas sua resistência mecânica e sua resistência ao desgaste são prejudicadas. Se a perlita for o constituinte predominante na matriz metálica, os ferros fundidos cinzentos correspondentes apresentarão melhor resistência mecânica. Uma matriz metálica contendo ferrita e perlita em proporções praticamente idênticas proporcionará ao material dureza e resistência mecânica intermediárias.

4. PROCESSOS DE OBTENÇÃO DOS FERROS FUNDIDOS

4. <strong>PROCESSOS DE OBTENÇÃO DOS FERROS FUNDIDOS</strong>

Assumindo a transferência de calor unidimensional através da parede plana e desconsiderando a radiação, o coeficiente global de transferência de calor pode ser calculado como:

Inegavelmente, a alta resistência ao desgaste é um fator do ferro gusa cinzento que chama a atenção dos profissionais. É uma alternativa que dispõe de baixo custo e que apresenta uma maior dureza. Ademais, ele apresenta uma taxa de resfriamento lento e é resistente à compressão. 

Os ferros fundidos são divididos em três tipos principais: branco, cinzento e nodular. Formado por uma taxa de resfriamento mais alta e é utilizado em peças em que se necessite elevada resistência à abrasão, alta dureza e baixa ductilidade. Este tipo de ferro fundido não possui grafita livre em sua microestrutura.

1. RESUMO

Aliado a isso, o ferro gusa cinzento surpreende pela sua capacidade de amortecimento, elevada usinabilidade, resistência ao desgaste e ótimo procedimento na moldagem, além de sua coloração escura que o torna mais característico no setor.

A introdução de elementos de liga e ou a aplicação de tratamentos térmicos modificam a microestrutura da matriz metálica, podendo dar origem à perlita fina ou a uma matriz acicular, típica da martensita, afetando, é claro, de modo positivo as propriedades mecânicas.

Outra propriedade que se costuma controlar é a resistência à ruptura transversal. No ensaio correspondente, os dados obtidos são a carga no centro em kgf e a flexa correspondente no centro em mm. Geralmente, o valor dessa propriedade aumenta à medida que aumenta a resistência à tração, ao passo que a flexa diminui, sem que haja correlação exata entre essas duas propriedades.

Nota editorial

Nota editorial

Capacidade de calor, expansão térmica e condutividade térmica são propriedades que são frequentemente críticas no uso prático de sólidos.

Como no caso dos aços, seria muito útil estabelecer-se uma relação entre a dureza e a resistência à tração dos ferros fundidos, visto que os ensaios de dureza são mais fáceis e rápidos, além de não serem destrutivos. Contudo, devido às variações de quantidade e forma dos veios de grafita, essa relação apresenta-se numa faixa muito extensa. MACKENZIE estabeleceu relações entre dureza e resistência à tração para ferro fundido cinzento (Fig. 225). As relações para ferro dúctil, ferro maleável e aço também estão indicados na figura 225.

A resistência ao desgaste do ferro fundido cinzento  é igualmente considerada uma característica importante, o que é, aliás, comprovado na prática pelo seu emprego usual em peças móveis de máquinas. Um dos fatores favoráveis ao comportamento do ferro fundido cinzento quanto à resistência ao desgaste é a alta usinabilidade do material. Assim, as peças correspondentes podem ser produzidas economicamente dentro de rigorosas tolerâncias dimensionais, o que contribui para diminuir o atrito entre partes e diminuir a ação de desgaste. O fator principal, entretanto, está relacionado com a presença de grafita livre, que tende a adicionar ao material característicos lubrificantes, contribuindo igualmente para diminuir o atrito entre as partes de contato e evitar o fenômeno de engripamento, o qual, por sua vez, pode levar à possibilidade de, pelo calor desenvolvido, ocorrer uma soldagem localizada, com conseqüente arrancamento de partículas, tornando novamente a superfície áspera.

2.1.2 Ferro fundido cinzento

Essa equação indica que, na base de porcentagem em peso, os teores de silício e fósforo do ferro fundido cinzento afetam as propriedades mecânicas, do mesmo modo que seu carbono total, porém, somente de um terço.

                                     ___________

Aparentemente, a melhor estrutura para o ferro fundido cinzento, sob o ponto de vista de resistência ao desgaste, é a matriz 100% perlítica e grafita do tipo A, ou seja, veios irregulares e desorientados. O pior ferro fundido seria o que apresenta matriz ferrítica associada com grafita dendrítica, tipo D ou E.

TUDO SOBRE A FUNDIÇÃO DE FERRO FUNDIDO CINZENTO

As informações contidas neste site são apenas para fins de informação geral. Não assumimos nenhuma responsabilidade pelas consequências que possam surgir do uso das informações deste site. A menção de nomes de empresas ou produtos específicos não implica qualquer intenção de infringir seus direitos de propriedade.

Como foi escrito, muitos dos processos de transferência de calor envolvem sistemas compostos e até envolvem uma combinação de conduçãoconvecção. Com esses sistemas compostos, muitas vezes é conveniente trabalhar com um coeficiente global de transferência de calorconhecido como fator U. O fator U é definido por uma expressão análoga à lei de resfriamento de Newton:

Quais os tipos diferentes de ferro e suas características?

Existem diversos tipos de ferros fundidos: cinzento, esferoidal, branco e maleável. Dependendo do tipo apresenta aplicações diferentes: em motores, válvulas, engrenagens e outras. ... A magnetita (Fe3O4) e o óxido de ferro III (Fe2O3) têm aplicações magnéticas.

O que é Coquilhamento ferro fundido?

Para isso, lança-se mão do chamado sistema de “coquilha” ou “coquilhamento”, que consiste em derramar o metal líquido em moldes metálicos, onde o metal resfria em condições tais ou com tal velocidade que praticamente toda a grafitização é eliminada e o carbono fica retido na forma combinada.

Por que o aço é mais importante que o ferro fundido?

O percentual de carbono é o que determina a resistência e quantidade de pressão que uma liga dessas pode aguentar. Como o Ferro Fundido tem mais carbono, é mais duro e resistente que o aço, mas é menos maleável e transformável.

Quais as diferenças entre o aço e o ferro?

A primeira delas é que, enquanto o ferro, conhecido como “Fe” na tabela periódica é um metal puro, o aço é a “mistura” do ferro (Fe) com o carbono (C). Desta forma, é possível dizer que o aço é uma mistura que utiliza o ferro em sua composição e por isso estão relacionados.

Qual é o melhor aço ou metal?

Para concluir, em termos de comparação, o aço é mais resistente e mais pesado. Já o alumínio tem um pouco menos de resistência, porém é mais leve e apresenta maior versatilidade. No entanto, o alumínio é mais caro que o aço e este investimento deve depender da função final do produto.

Qual é a diferença entre o ferro aço e aço inoxidável?

Para ser definida como aço, a liga metálica deve possuir um percentual de carbono inferior a 2%. Uma liga de ferro-carbono com percentual superior a este é classificada como ferro fundido. Já os aços inoxidáveis possuem ferro e carbono na sua constituição, porém precisam ter no mínimo 10% de cromo na sua formulação.

O que é melhor alumínio ou aço inox?

O alumínio é um material bem leve, e o baixo peso reflete no seu custo, que se apresenta bem menor se comparado a outros metais como, por exemplo, o aço inox. Este metal é muito utilizado em utensílios e acessórios de cozinha, maçanetas, acabamentos de móveis para áreas internas e externa, entre outras finalidades.

Qual é melhor porta de aço ou alumínio?

Visto que que o aço costuma ter maior resistência, excelente durabilidade, grande variedade e baixo custo. ... Como único ponto negativo, o alumínio possui um valor relativamente maior que os demais materiais já citados, porém a resistência, longevidade e facilidade de manutenção compensam o custo a longo prazo.

Qual melhor quadro aço ou alumínio?

O primeiro é o conforto, já que o alumínio não absorve tão bem os impactos quanto o aço, transmitindo-os principalmente para as sofridas mãos e nádegas do(a) ciclista. ... Melhor ainda que o aço são os quadros em cromo-molibidênio (CroMo), que por ser uma liga de aço, aceita solda mais comum, e além disso são bem leves.