As cantigas lírico-amorosas apresentam duas modalidades: as cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.
Género de registo aristocrático, a cantiga de amor galego-portuguesa segue muito claramente o universo do fin'amor provençal (sobretudo o da fase mais tardia), num modelo que não é apenas formal mas que retoma também uma “arte de amar” que define, em novos moldes culturais e sociais, as relações entre o homem e a ...
O conceito de convenção é simples, resume a vassalagem amorosa. Vassalagem trata-se de um acordo (convenção) me que o servo pede algum benefício em troca de sua lealdade, portanto, o conceito é relacionado diretamente com a vassalagem amorosa presente nas cantigas.
O trovador enfatiza um procedimento amoroso que tensiona a possibilidade de realização amorosa – o desejo de obter o bem da dama - com o possível prejuízo que tal ação poderia trazer à reputação dela.
Os Cancioneiros são coletâneas de manuscritos das cantigas trovadorescas que foram produzidas em galego-português na primeira época medieval (a partir do século XI). Eles reúnem cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, e que foram escritas por diversos autores.
Quanto à literatura portuguesa, é correto afirmar que: a) As cantigas líricas dividem-se em de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer e originaram-se na Península Ibérica.