Possvel ter pedra na vescula e no sentir dor? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
É possível ter pedra na vesícula e não sentir dor?
Sim. 80% dos pacientes que têm cálculos na vesícula biliar não têm sintomas. Os 20% remanescentes apresentam sintomas como dor abdominal, náuseas e vômitos principalmente após a alimentação. Os sintomas podem ou não aparecer na presença de colelitíase (calculose da vesícula biliar).
Tem como conviver com pedra na vesícula?
Quando as pedras são pequenas e se mantêm no interior da vesícula, o paciente pode não apresentar sintomas e conviver com elas. No entanto, existe a possibilidade de os cálculos saírem da vesícula e se alojarem no ducto colédoco, aquele que faz o transporte da bile para o intestino.
É necessário retirar a vesícula?
A retirada da vesícula deve ser realizada apenas quando o tratamento clínico não apresenta efeito ou devido à gravidade do caso. As cirurgias são mais seguras se feitas no segundo trimestre de gestação. Quando feita eletivamente, a mortalidade materna é baixa e a fetal, de cerca de 5%.
Quando a cirurgia de vesícula é urgente?
Como é feita a cirurgia Quando começam as surgir sintomas como dor intensa e vômitos, sobretudo após a alimentação, é preciso ir urgente ao médico para realizar o diagnóstico. Se a vesícula estiver com sério problema inflamatório a cirurgia é indicada imediatamente.
Qual o tamanho de uma pedra na vesícula?
O tamanho de uma pedra pode variar entre 1 mm a 15 cm. Também chamada de cálculo biliar, e colelitíase pelos médicos, a pedra na vesícula afeta cerca de 20% da população mundial, e ocorre em um órgão pequeno chamado de vesícula biliar.