A palavra herói continua a ser acentuada, pois trata-se de uma palavra aguda ou oxítona, cujo acento tónico recai na última sílaba, terminada em ditongo aberto: ói. Relativamente a heroico, deixa de ser acentuada, uma vez que é uma palavra grave ou paroxítona.
Porque não se acentua oxítonas terminadas em "u", mas Anhangabaú obedece à regra da acentuação de hiatos.
Sílabas da Palavra.
SEPARAR EM SÍLABAS
A heroína é uma droga derivada da papoula, sintetizada a partir da morfina: substância bastante utilizada no século XIX pelas suas propriedades analgésicas e antidiarreicas.
a heroína age sobre os sistemas digestivo e nervoso central, onde os efeitos de torpor e tontura vêm associados, nos estágios iniciais, há um sentimento de leveza e euforia. Agindo como depressora do sistema nervoso central, alivia as sensações de dor e angústia. Segue-se um estado de letargia que pode durar horas.
A heroína é uma das mais prejudiciais drogas de que se tem notícia. Além de ser extremamente nociva ao corpo, a heroína causa rapidamente dependência química e psíquica. Ela age como um poderoso depressivo do sistema nervoso central. Logo após injetar a droga, o usuário fica em um estado sonolento, fora da realidade.
Injetada diretamente no sangue por meio de seringas ou inalada, a heroína produz alguns efeitos no usuário que duram de 2 a 4 horas. Ela é usada com o objetivo de reduzir a dor, diminuir a ansiedade, além de espantar o desânimo e o cansaço.
A heroína normalmente é injetada, cheirada ou fumada. Causa grande dependência química. A heroína entra no cérebro rapidamente, mas causa lentidão no raciocínio e no tempo de reação dos usuários, prejudicando suas capacidades para tomar decisões.
A pessoa também pode justificar dizendo que é qualquer outro pó branco, mas ao identificar a substância novamente em um local improvável, é possível que seja droga. Há também outros sinais, como a pessoa fungar com maior frequência ou ficar com o nariz escorrendo sempre.
Devido à sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima.
Livrar-se do crack não é nem um pouco fácil. No entanto, com a ajuda de profissionais e clínicas especializadas, como é o caso da Clínica Vencer Sempre, é possível se libertar.