Resposta. Repouso e movimento são conceitos relativos, ou seja, dependem do referencial adotado. Um ponto material está em repouso, em relação a um referencial, quando a sua posição não varia conforme o tempo passa. Da mesma forma, um ponto material está em movimento, quando a sua posição varia conforme o tempo passa.
Todo movimento é relativo a um referencial, pois movimentos dependem de um referencial. Um corpo sempre estará, simultaneamente, em repouso em relação a alguns referenciais e movimentando-se relativamente a outros. Por exemplo, uma árvore está em repouso em relação a um pássaro pousado nos galhos dela.
Um corpo pode muito bem estar em movimento em relação a algum objeto e em repouso em relação a outro, e em Física chamamos este corpo, adotado como referencia, de referencial .
Resposta. Porque a Terra gira, ou seja, mesmo que estejamos sentados numa carteira estamos, de certo modo, em movimento.
porque de acordo com a lei da gravidade, a terra esta sempre em movimento por isso, usamos a regra da inércia, um corpo em repouso tende em permanecer em repouso.
Porque nada pode permanecer totalmente parado. O movimento e o repouso são conceitos relativos, pois dependem de um referencial adotado. Assim, se um corpo fora da Terra é adotado como referencial, a Terra executa, no mínimo, dois movimentos (rotação e translação), e nós nos movimentamos com ela.
O movimento sempre é atrelado a um referencial. Resposta: b) porque se adotarmos um referencial no espaço, como a Lua, a Terra estará em movimento e nós nos movimentamos com o planeta.
Ao dar a resposta correta, um dos alunos disse: a) Porque o Sol sempre é o referencial adotado, uma vez que é o corpo mais massivo do sistema solar; então, estamos executando o movimento de translação com a Terra. ... c) Porque a Terra executa um movimento de translação ao redor de seu próprio eixo.
02- Quando um corpo se movimenta em relação a certo referencial, ele ocupa diferentes pontos à medida que o tempo passa, descrevendo, assim, uma linha, que pode ser reta ou curva. A trajetória é a linha determinada pelas sucessivas posições que um corpo ocupa no decorrer do tempo.
A velocidade dos alunos que eu consigo observar, agora sentados em seus lugares, é nula para qualquer observador humano. Como não há repouso absoluto, nenhum de nós está em repouso, em relação a nenhum referencial. O Sol está em repouso em relação a qualquer referencial.
→ Trajetória: é o caminho feito por um corpo que se movimenta em relação a um referencial. Esse conceito também é relativo, pois dois referenciais diferentes podem ter visões diferentes de um mesmo movimento.
A variação de espaço ou deslocamento escalar é a diferença entre a posição final e inicial de um móvel para um intervalo de tempo Δt. Ou seja Δs = S(final) – S(inicial). Espaço de um Móvel e Variação de Espaço podem possuir valores coincidentes, porém são diferentes.
Resposta. O deslocamento escalar é uma grandeza que pode ter valores positivos e negativos, dependendo do sentido do movimento do móvel. Assim, se é positivo, o móvel desloca-se no sentido positivo da trajetória; se é negativo, o móvel desloca-se no sentido negativo da trajetória.