As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização ...
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
As características do Neoliberalismo são: Privatização de empresas estatais. Livre circulação de capitais internacionais. Abertura econômica para a entrada de empresas multinacionais.
A latente vulnerabilidade econômica-social está sendo fomentada pelos efeitos perniciosos da globalização que, por sua vez, acarreta a vulnerabilidade dos direitos civis e políticos.
De toda forma, considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo.
Uma das evidências mais fortes das consequências da globalização é a configuração do espaço internacional em redes de transporte, de comunicação, de trocas comerciais, de capitais especulativos e de cidades. A expansão das empresas multinacionais também é outro elemento propiciado pelo avanço da globalização.
A primeira grande desvantagem do processo de Globalização, na visão de seus críticos, é a forma desigual com que ela se expande, beneficiando, quase sempre, as localidades economicamente mais desenvolvidas e chegando “atrasada” ou de forma “incompleta” a outras regiões, tornando-as dependentes economicamente.
Conclui-se que, a globalização traz consequências diretas para o campo educacional, tendo como maior desafio, a elaboração de uma educação que vise a construção de um sujeito e uma sociedade crítica e democrática. ... Tendo dessa forma, a economia, a política, a cultura, e a própria educação aportadas num nível mundial.
Resposta. Os elementos que evidenciam que o Brasil vivencia a globalização são a adoção de tecnologias globais na medicina e nas indústrias e a rápida comunicação e propagação de notícias nacionais e internacionais. Atualmente, o Brasil e todo o mundo, vivem um importante momento de globalização.