A cultura maia Por inúmeros motivos os maias são chamados de "Gregos do Novo Mundo". Como vimos antes, assim como os gregos antigos, os maias nunca formaram um Estado unificado. Além disso, o grande desenvolvimento artístico e científico fez com que os maias fossem comparados aquele povo antigo europeu.
Durante muito tempo, os motivos que levaram à queda da civilização maia permaneceram um mistério. Mas isso não impediu os arqueólogos de avançarem com algumas hipóteses, como o colapso das rotas comerciais, uma invasão ou uma guerra civil.
Entre os anos 850 e 925, que coincide com o período de seca, ruiu a maior parte das cidades maias localizadas na região sul, no atual território da Guatemala e Belize. ... Assim, enquanto a primeira seca teria acabado com a civilização maia do sul, a segunda pode ter causado o desaparecimento dos maias do norte.
O redescobrimento Uma parte fundamental desta lenda é que, quando os exploradores e conquistadores europeus chegaram à zona maia, encontraram muitos dos assentamentos e antigas cidades abandonados e em ruínas. Isso criou a falsa visão de que o povo maia havia desaparecido sem deixar rastros.
Atualmente, porém, tem muita gente que pensa que os maias sumiram do mapa. Nada disso! Seus descendentes vivem integrados à civilização mexicana e centro-americana em regiões como a Península de Yucatán e os estados de Tabasco e Chiapas, no México, a Guatemala e parte de Honduras e El Salvador.
Como viviam os maias Os maias viveram primeiramente em aldeias e, mais tarde, em cidades. Suas cidades possuíam grandes templos, pirâmides de pedra, palácios e quadras de jogo de bola. Eles criavam fazendas podando árvores e parreiras em torno da floresta tropical. Cultivavam milho, feijão e abóbora.
Resposta. na região norte do México fundaram Tenochtitlán onde foram atacados e escravizados por espanhóis, ainda hoje na região da Cidade do México vivem indígenas mexicanos descendentes de astecas que falam a língua de seus antepassados mas tem costumes de origem espanhola.
Os astecas provavelmente mudaram-se do norte para o centro do México por volta de 1200 d.C. Na nova região, interagiram com as culturas dos povos que já viviam lá, como os toltecas, os maias e os zapotecas. ... Muitos dos índios que hoje vivem na região da Cidade do México são descendentes dos astecas.
Os astecas foram uma das principais civilizações pré-colombianas (conjunto de povos que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus) e viviam na região da Mesoamérica. A capital do Império Asteca – Tenochtitlán – foi estabelecida no local onde hoje fica a Cidade do México, capital desse país.
Muitas vezes o termo "asteca" refere-se exclusivamente aos povos astecas da cidade de Tenochtitlan , que localizava-se em uma ilha no antigo lago Texcoco e que se referiam a si mesmos como Mexica Tenochca ou Cōlhuah Mexicas.
A derrota asteca resultou em uma ofensiva do conquistador Hernan Cortez a partir do ano de 1519. Cortez aportou nos domínios dos astecas, então governados por Montezuma, em 1519, com 508 soldados, alguns cavalos, canhões e armas. ... O processo de conquista do império asteca durou até 1521.
Liderados por Hernán Cortés, os espanhóis, aliados a milhares de indígenas, conseguiram a conquista dos astecas após a batalha na cidade de Tenochtitlán, em 1521. A conquista dos astecas aconteceu entre 1519 e 1521 e foi um dos episódios da invasão e colonização da América pelos espanhóis.
Resposta. Os espanhóis buscavam ouro e prata e, ao encontrar esses metais em baixa quantidade no caribe, avançaram para onde hoje é o México.