Por Que Abençoar Objetos?

Por que abençoar objetos

No ambiente litúrgico, apenas um padre, e por vezes um diácono, deve estar conferindo bênçãos desde que são presentes e disponíveis para tal, ao pedir a bênção. Isso é também o caso onde alguns leigos que estão distribuindo Comunhão dão bênçãos se uma pessoa pede por isso ao invés da Sagrada Comunhão.

Os sacerdotes são os ministros ordinários de bênçãos, pedindo ajuda de Deus para aquelas pessoas sendo abençoadas ou dedicando algo para um serviço sagrado; a bênção do padre é concedida com peso da Igreja e assim tem grande valor nos olhos de Deus.

Ajude o Site Jovens Católicos!

O Papa sempre abençoa a distância também. Uma bênção especial à distância é dada pelo Papa, nas solenidades do Natal e da Páscoa: Urbi et Orbi, que significa a Roma e a todo o mundo.

O Escapulário precisa ser Ganhado Para quem segue a fé católica, não basta comprar um escapulário e colocar no pescoço, ele precisa ser ganhado, preferencialmente por um membro da igreja (pelo padre, por exemplo), mas se isso não ocorrer, pode ser um presente de qualquer pessoa.

“Abençoar não é apenas um ato de palavras, mas, sobretudo, de coração no qual pedimos a Deus todo o bem possível a essas pessoas. Podemos, então, abençoar tanto quanto pudermos a todas as pessoas que cruzam nosso caminho.” (Arq Belém)

Assim que se cria um grupo jovem

Assim que se cria um grupo jovem

Os objetos abençoados devem ser usados com fé e devoção, associados a uma oração sincera e profunda a Deus e na confiança à Providência.

Bênçãos estão sob a categoria de sacramentais da igreja católica, ao pedir a bênção.

“Catecismo da Igreja Católica, no número 1669, nos ensina que todo batizado é chamado a ser uma benção e, também, a abençoar. Os leigos podem presidir algumas bençãos, mas, não todas. Quando a bênção se referir a vida eclesial e sacramental, sua presidência é reservada ao ministério ordenado: Bispos, padres e diáconos.

Enriqueça a sua fé - Artigos e Espiritualidade para formação católica

Fora da liturgia, os leigos podem dar certas bênçãos de algumas maneiras. Por exemplo, um pai pode abençoar uma criança, um idoso pode abençoar um jovem, e mais. Ao fazer isso, porém, eles devem evitar gestos sacerdotais, como fazer o sinal da cruz sobre outros.

Abençoar significa rezar para que aconteça o encontro entre Deus e aquele que recebe a bênção. Deus é amor e busca mil modos de encontrar-se com cada filho seu, para lhe presentear graças. Portanto, a oração da bênção é para ajudar a outra pessoa a abrir-se para encontrar-se com Deus em sua vida.

Conteúdo

Conteúdo

Abençoar os objetos é recordar o auxílio de Deus. Após todas as celebrações do Santuário de Aparecida, os missionários redentoristas fazem a bênção dos objetos que os devotos levam como lembrança da Casa da Mãe. “Benzer é louvar a Deus que é bondoso e misericordioso”, enfatizou.

Quem pode fazer uma bênção? O Catecismo diz, “Cada pessoa batizada é chamada para ser uma ‘bênção’, e para abençoar. Portanto, leigos podem presidir em certas bênçãos; quanto mais a bênção diz respeito à vida eclesial e sacramental, mais é sua administração reservada para ministério ordenado (bispos, padres, ou diáconos)”.

Se olharmos para a etimologia, quer dizer, a origem da palavra, na língua latina, os termos “benedicere” (benzer, abençoar) e benedictio (bênção) significam “dizer bem”, “palavra benevolente”. Nesse sentido, a “bênção de Deus” sobre nós corresponde a uma “palavra criadora” de bem. Em outros termos, Deus, com a Sua poderosa palavra, cria o bem na nossa vida. E quando nós bendizemos a Deus, reconhecemos o bem que Ele nos fez e nos faz. Quando nós abençoamos os outros, pedimos a Deus que derrame o bem sobre eles.

Pedir a Bênção dos Pais

Muito significativo a esse respeito é o cântico de Zacarias no dia da circuncisão do filho João Batista. Esse cântico é repetido todos os dias na Liturgia das horas: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo” (Lucas 1,68).

Acreditamos que quem está mais perto de Deus pode interceder por nós. Eis por que nós nos aproximamos dessas pessoas pedindo a bênção. Às vezes, poderia haver até uma superstição: motivo pelo qual “benzer”, ou “benzedeiro” teria outro significado. Nos dicionários da língua portuguesa, o termo “benzedeiro” chega a ter, entre outras acepções, também a definição de “bruxo” ou “feiticeiro”. Por isso, vale a pena seguir o conselho do apóstolo Paulo: “Examinem tudo e fiquem com o que é bom” (1 Tessalonicenses 5,21).

Busque no Jovens Católicos:

Podemos então dizer que os leigos pelo batismo estão inseridos no sacerdócio de Cristo e, por isso, são chamados com a sua vida a ser uma benção e abençoar.

“Encontramos a origem da bênção na Bíblia, no livro de Gênesis”, diz o Pe. Marcelo de Souza, capelão do Santuário da Mãe e Rainha, Tabor Magnificat, em Curitiba/PR. “Lemos que, quando Deus criou o homem e a mulher, ‘Deus os abençoou’. Portanto, Deus é a origem e fonte de toda bênção.” [1]

Esta bênção é também um reconhecimento da bondade de Deus em conceder esta “bênção” sobre as pessoas, como quando é oferecida uma bênção para o alimento na hora de comer. Ao abençoar objetos ou lugares, uma visão é também direcionada para os que usarão os objetos ou visitarão os lugares.

Recomendamos:

abençoar benzer consagrar glorificar proteger sagrar apoteosar aureolar bendizer engrandecer exaltar gloriar honrar magnificar santificar persignar abrigar acobertar acoitar acolher advogar agasalhar amparar antegozar apadrinhar apaniguar asilar bafejar beneficiar blindar cobrir custodiar defender escudar estear …

Talvez traçar a cruz na testa seja suficiente, ou simplesmente colocar a mão sobre a cabeça, ou nenhum gesto, sejam melhores. Em ambientes onde os leigos estão rezando uns pelos outros, como em um grupo de oração ou ambiente para cura ou libertação, regras similares devem ser seguidas: evitar gestos abertamente sacerdotais, contentar-se em impor as mãos, ou não fazer nenhum gesto.

Como abençoar um colar?

Antes de colocar a joia, é preciso abençoar a peça com a oração do escapulário. Essa bênção pode ser garantida em uma conversa com um padre ou diretamente no local de venda (igreja ou congregação). Mas se você quiser trazer um pouco da sua fé para a joia, pode realizar a oração do escapulário você mesmo.

Como abençoar uma cruz?

Nas Igrejas Ocidentais o sinal da cruz é feito tocando-se em sequência a testa, ao peito, o ombro esquerdo e o ombro direito, acompanhando o movimento com a fórmula verbal Em nome do Pai (toca-se a testa), e do Filho (toca-se o centro do peito ou o umbigo), e do Espirito (toca-se o ombro esquerdo) Santo (toca-se o ...

O que falar quando faz o sinal da cruz?

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” De maneira semelhante, quando o sacerdote é quem proclama o Evangelho, ele reza estas palavras silenciosamente: “Limpai o meu coração e meus lábios, Deus onipotente, para que eu possa proclamar dignamente o santo Evangelho.”

Quais são os sacramentais?

Sacramentais são sinais sagrados Instituídos pela igreja. ... Os sacramentais são instituídos pela Igreja. Por meio dos quais são santificadas algumas circunstâncias da vida. Constitui-se sempre de uma oração, acompanhada muitas vezes com o sinal da cruz e de outros gestos.

Qual o escapulario original?

O Escapulário do Carmo está ligado a uma venerável tradição carmelita, a saber, à "visão" de São Simão Stock. Segundo esta tradição, Nossa Senhora do Carmo teria aparecido a São Simão Stock, em 1251, trazendo o escapulário na mão e dizendo: «Hoc tibi et tuis privilegium: in hoc moriens salvabitur».

O que significa abençoar na Bíblia?

No hebraico, a palavra bênção (baarah) vem de uma raiz (barakeh, beirakheh) que significa ajoelhar, abençoar, exaltar, agradecer, felicitar, saudar. ... Tanto no hebraico quanto no grego (eulogia) apresenta um sentido de concessão de alguma coisa material. Todavia, a forma grega acrescenta ainda os bens espirituais.