Para que servem os redutores de velocidade? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O redutor de velocidade é utilizado quando é necessária a adequação da rotação do acionador para a rotação requerida no dispositivo a ser acionado. Devido às leis da física, quando há redução da rotação, aumenta-se o torque disponível.
Quais os tipos de redutores de velocidade?
Existem quatro tipos principais de redutores: redutores planetários, redutores de parafuso sem fim, redutores com trem de engrenagens e redutores cónicos.
Qual a função dos retentores nas tampas dos redutores?
Na tampa verde existem furos de retorno (não representados), que conduzem o óleo de volta para dentro da carcaça do redutor. ... O lábio do anel “v” ring fica encostado na face e evita que poeira externa e sujeira entre em contato com o óleo dentro do redutor.
Quais as principais possibilidades de acionamento para redutores de velocidade?
Eles podem ser acionados através de um motor elétrico, hidráulico, de combustão interna ou turbina a vapor.
Qual o melhor redutor de velocidade?
Podemos dizer que o redutor de velocidade de engrenagens planetárias é um dos modelos mais eficientes disponíveis no mercado. Ele é compacto, o que permite ser instalado com mais facilidade, e altamente resistente, reduzindo assim custos com falhas e consertos.
Como funciona o motor redutor?
Os Motorredutores são Redutores que funcionam acoplados a um motor elétrico. São constituídos de um eixo de entrada e outro de saída, conjunto de engrenagens, rolamentos, uma carcaça, um eixo sem-fim e motor. O seu objetivo é fazer a troca direta entre a velocidade e força.
Como calcular a força de um redutor de velocidade?
Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação. Seguindo o exemplo anterior, a distância entre sua mão e o parafuso.
Quais as principais recomendações quanto à manutenção de variadores e redutores de velocidade?
Além dos cuidados com rolamentos, eixos, árvores e outros elementos específicos, a manutenção dos variadores de velocidade exige os seguintes cuidados: · Alinhamento e nivelamento adequados. · Lubrificação correta. · Inspeções periódicas, com especial atenção aos mancais.
Como escolher um redutor?
Abaixo seguem alguns tópicos que podem auxiliar na determinação de um redutor de velocidade com melhor custo benefício e melhor performance durante a vida útil do equipamento.
Fator de Serviço. ...
Torque e Potência. ...
Rotações e Relação de Transmissão (Redução) ...
Cargas Radiais e Axiais. ...
Capacidade Térmica. ...
Forma Construtiva.
24 de jul. de 2018
Como funcionam os motoredutores?
Dessa forma, um Motoredutor tem como base de funcionamento nesse conjunto a lei da física, onde quando a rotação diminui o torque se eleva, ou seja, quanto menor for a rotação do motor em relação ao eixo maior será o torque entregue na saída.
Como especificar um Redutor?
A seleção do Redutor é determinada a partir da potência requerida pela máquina movida, tipo de carga e rotação de trabalho.
Como identificar os eixos de entrada e saída de um Redutor?
As direções de rotação dos eixos de entrada e de saída no redutor de engrenagens estão indicadas pelas setas curvadas tracejadas. Um torque de entrada (binário) de é aplicada ao eixo na direção da rotação. O eixo de saída fornece um torque de à máquina que ele controla (que não está mostrada).
O que é um motor com redutor?
Motorredutor é um conjunto composto por motor elétrico e redutor de engrenagens. Pode ser empregado nas mais diversas aplicações, desde equipamentos industriais até máquinas de parques de diversão. O objetivo do motorredutor é fornecer movimento rotativo (rpm) com torque elevado (Nm).
Para que serve redutor de motor?
É um dispositivo mecânico que tem como função principal a redução da rotação (velocidade) de um acionador, que na maioria das vezes é um motor elétrico. Utiliza-se um redutor de velocidade quando existe a necessidade de adequar a rotação do motor para a rotação requerida pelo dispositivo a ser acionado.
Como calcular o RPM de um redutor?
Se a polia movida é maior que a motora, a velocidade transmitida para a máquina é menor (menor rpm). Para calcular o RPM das polias é só aplicar a seguinte expressão matemática: Onde n1 e n2 são as rpm das polias motora e movida, respectivamente, e D 2 e D1 são os diâmetros das polias movida e motora.
Como calcular um redutor planetario?
Pam(mecânica) = Pa x f1 x f5 Para escolha do redutor é necessário que Pam ≤ PN c) Na ausência de informações sobre a potência requerida, usar a potência do motor.