A análise de cheios e vazios nos possibilita identificar que a área onde o terreno encontra-se apresenta pouco adensamento possuindo várias áreas vazias. Mesmo assim é possível frisar que há várias novas construções sendo executadas e que a área está em constante crescimento.
O mapa de gabaritos traz ao observador como se comportar diante de um maior ou menor aprisionamento, de uma rua mais estreita ou mais larga, e principalmente, de categorizá-la como apropriativa.
Você já ouviu falar de mapa de uso e ocupação do solo? Este mapeamento pode ser elaborado por meio de interpretação visual ou através de técnica de geoprocessamento digital de imagens. ... O objetivo do mapa de uso é identificar, de maneira ideal, os locais de cultivo.
Para isso é necessário localizar e marcar as paredes externas da casa no gabarito. Comece calculando a distância da casa até a parte da frente do terreno e fixe um prego na tabeira do gabarito para marcar a posição. Depois calcule a distância da casa até a lateral do terreno e fixe mais um prego na outra tabeira.
Gabarito de altura trata-se da altura máxima da edificação, calculada pela distância entre o pavimento térreo e o nível da cobertura, excluídos o ático, as casas de máquinas e a caixa d'água.
Como preencher o gabarito sem erros?
A fase de acabamento é a parte mais cara da construção de uma casa, e representa, em média, 60% do seu custo total. Por isso é muito importante ter controle de tudo que é gasto e também conferir nossas dicas de como economizar nos acabamentos da construção da sua casa.
Gasto médio de obra por etapas
Se for o valor inteiro, normalmente cobra-se um percentual sobre o valor fechado da casa, ou seja, suponhamos que a construção ficará no valor de 100 mil reais e o mestre de obras irá lucrar 20% em cima da mesma, tendo um valor de 20 mil reais. Esse percentual poderá ter um aumento de uma região para a outra.
Para obter o CUB, deve-se multiplicar o valor total pelo valor de metragem da construção. O resultado obtido será o montante que será usado para a sua construção. É importante que você fique atento aos dados divulgados pelos sindicatos, que são ajustados de acordo com os percentuais de valores.
Portanto, a fórmula usada para isso é a seguinte: Custo de mão de obra = salário x [1+ (Leis Sociais + Encargos Complementares)]
Geralmente os pedreiros cobram de R$ 250 a R$ 500 o metro quadrado. É importante checar com o profissional quais serviços estão inclusos no valor combinado.