EQST

Para Que Serve O Lquido Peritoneal?

Para que serve o líquido peritoneal?

O líquido peritoneal ou ascítico se apresenta como uma ultrafiltração do plasma contido na cavidade peritoneal. Sua principal função é a proteção da cavidade abdominal, banhando-a e lubrificando-a, reduzindo, assim, o atrito entre os órgãos o que permite melhor mobilidade destes.

Como é formado o líquido peritoneal?

O fluido peritoneal ou líquido peritoneal é um líquido claro, estéril e viscoso produzido sob a forma de ultrafiltrado do plasma, sob influência da permeabilidade vascular e das forças hidrostáticas e oncóticas. Seu volume não ultrapassa os 50 mL em indivíduos normais e seu aumento é designado Ascite.

O que significa líquido na cavidade peritoneal?

Ascite, ou barriga d'água, é o nome que se dá ao acúmulo anormal de líquidos dentro da cavidade abdominal, num compartimento limitado pelo peritônio (membrana que reveste também as paredes do abdômen e da pélvis e alguns dos seus órgãos).

Qual a finalidade da análise do líquido peritoneal?

Segundo Feitosa (2004), a avaliação físico-química e citológica do líquido peritoneal é um método auxiliar importante no diagnóstico das doenças abdominais nos eqüinos, utilizada na diferenciação de peritonites sépticas e assépticas. Animais com endotoxemia também apresentam alteração nesse fluido (BORGES, 2000).

Quando realizamos uma paracentese Qual a coloração normal do líquido peritoneal?

O líquido peritoneal normal é claro, levemente amarelado e de consistência serosa.

Como se chama a coleta de líquido peritoneal o que pode ser avaliado nessa amostra?

Paracentese, exame de líquido ascítico, paracentese abdominal, análise de líquido peritoneal. Material a ser analisado: líquido obtido por punção da cavidade abdominal.

Como é feita a coleta do líquido peritoneal?

Coleta da amostra Não se deve realizar a técnica em pacientes não-colaborativos, com infecções de pele ou gestantes. O paciente deve ser posicionado em decúbito dorsal, com inclinação entre 30° e 45° para retirada de grandes volumes ou em decúbito lateral para volumes menores.

Como se forma o líquido Ascitico?

Porém, apesar de terem nomes diferentes, o mecanismo de formação da ascite é basicamente o mesmo dos edemas da pele (leia: INCHAÇOS E EDEMAS). De forma resumida, podemos dizer que a ascite forma-se pelo extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos que irrigam o peritônio para dentro da cavidade peritonial.

Quando realizamos uma Paracentese Qual a coloração normal do líquido peritoneal?

O líquido peritoneal normal é claro, levemente amarelado e de consistência serosa.

Quais parâmetros podemos avalias no líquido peritoneal?

No laboratório, o exame do líquido peritoneal consistiu no exame macroscópico, na contagem celular total, na análise citológica diferencial e na determinação de proteínas totais. Na avaliação macroscópica, após a homogeneização das amostras, foram observados a coloração e o grau de turbidez.

Como é feita a análise laboratorial do líquido Ascítico ou peritoneal?

A paracentese abdominal é um procedimento clínico que pode ser realizado à beira leito, no qual se faz uma punção abdominal para que se atinja a cavidade peritoneal e o líquido ascético seja removido.

Como se chama a coleta de líquido peritoneal?

Este procedimento é denominado paracentese.

O que pedir na análise do líquido Ascitico?

Análise do Líquido Ascítico
  • Proteínas totais e frações: exame fundamental para se calcular o gradiente soro-ascite de albumina (GSAA = albumina sérica – albumina na ascite), e deve ser feito concomitantemente com dosagem de albumina sérica. ...
  • Celularidade com diferencial: necessária para afastar infecção.
Mais itens...•20 de jun. de 2009

Onde fica o líquido da ascite?

A ascite ou "barriga d'água" é o acúmulo anormal de líquido rico em proteínas no interior do abdômen, no espaço entre os tecidos que revestem o abdômen e os órgãos abdominais.

O que significa ausência de líquido na cavidade pélvica?

Significa que não há líquido na cavidade pélvica. Essas questões de líquido nesse local, dependem da clínica da paciente ... há coisas graves, como gestação ectópica que pode ter muito líquido neste local e se pode ter doenças pélvica graves sem líquido.

O que quer dizer carcinomatose peritoneal?

A carcinomatose peritoneal é o câncer disseminado no peritônio. Mais de 90% dos casos são tumores secundários (metastáticos), ou seja, se originaram a partir do câncer de outros órgãos que se espalhou e atingiu essa membrana.

Quais são os exames complementares que podemos solicitar na avaliação do líquido peritoneal?

complementares importantes, seja através de exame físico e bioquímico, classificação e contagem das células, ou ainda, pela detecção de bactérias no líquido peritoneal, informando o provável grau de comprometimento da parede intestinal (SPIER & SYNDER, 1992), direcionando a conduta clínica e o prognóstico (MESSER, 1995 ...