O fogo foi utilizado para iluminar o interior das cavernas, espantar animais silvestres e assar a carne dos animais caçados. As relações sociais solidificaram-se, pois os grupos reuniam-se em torno da fogueira.
A princípio era feito pela queda de raios, porém, com o passar dos tempos, a humanidade aprendeu a provocar o fogo pelo atrito entre as pedras ou madeiras. A sobrevivência humana não foi mais a mesma após o controle do fogo: conseguiam se proteger do frio, esquentavam os alimentos e de sobra espantavam animais ferozes.
O termo Pré-história foi criado em 1851 e pretendia designar o período da vida da espécie humana anterior à invenção da escrita. ... Por isso, muitos estudiosos, hoje em dia, preferem chamar a Pré-História de História dos povos pré-letrados ou povos ágrafos, isto é, História dos povos que não sabiam escrever.
A Pré-História é um período da história humanidade que é dividida em Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
A arte na Pré-História foi produzida, principalmente, durante os períodos Paleolítico e Neolítico. Destacam-se as pinturas rupestres e as construções megalíticas. ... Neolítico: período que se estende de 10.
A Pré-História é um período que acompanha o surgimento e o desenvolvimento da humanidade antes que fosse criada a primeira forma de escrita, no quarto milênio a.C. ... A Pré-História é, basicamente, dividida entre Paleolítico, Mesolítico (período intermediário) e Neolítico.
Resposta. A pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita, desde o começo dos tempos históricos registrados até aproximadamente em 3 500 a.C.
A Pré-História se divide em dois grandes períodos: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.
O que separa a Pré-História da História é o surgimento da escrita. Porém, esse conceito Pré-História, é hoje, questionado, porque sugere que a História só começa com o surgimento da escrita, desconsiderando toda a História antes de seu surgimento.
Em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
De acordo com a visão clássica e tradicional, a divisão da história da humanidade é feita em quatro grandes períodos, também chamados de "Idades".
Para facilitar os estudos da história. Dividindo em partes, cada historiador se aprofunda em uma parte da história, trazendo assim mais conhecimentos e informações mais precisas do que aconteceu.
Divisão da história depois da pré-história São elas: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. É preciso perceber que a divisão da História é um método utilizado pelos estudiosos para melhorar a compreensão do desenvolvimento histórico, político, cultural da humanidade.