O chá de fedegoso é feito a partir de uma planta medicinal também chamada de café negro, balambala, mangerioba, entre outros nomes. A bebida tem efeito laxante, diurético e anti-inflamatório, e pode ser utilizada para ajudar no tratamento de problemas gastrointestinais.
Há cerca de 6 mil anos, os egípcios chamavam a aloe vera de "planta da imortalidade". A babosa é muito conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para hidratar o cabelo e cuidar da pele.
O gel de Aloe vera pode ser utilizado na forma de compressa ou aplicado diretamente na área afetada. O gel tem propriedades antitérmicas (ajuda a baixar a febre), propriedades anestésicas (a compressa pode aliviar dores musculares e ósseas), reumatismo e enxaqueca.
Para preparar o suco de babosa em casa, deve-se retirar as folhas da planta, lavar e cortar os espinhos. Em seguida, deve-se retirar a parte amarela que está presente na folha, pois contém substâncias tóxicas. É recomendado também descartar a folha em si e utilizar apenas a parte branca gelatinosa.
1 forma de gelo vazia. Vc vai tirar a folha da babosa e deixar escorrer a aloína (o líquido amarelo que é tóxico) vc vai lavar e esfregar a folha com uma bucha.
Abra a folha de babosa e retire o gel transparente do seu interior. Coloque sobre a ferida e cubra com a gaze ou compressa. No dia seguinte, lave a ferida e repita o processo diariamente, até a ferida estar completamente cicatrizada.
A babosa é amplamente usada em uma variedade de cosméticos, incluindo cremes e produtos de higiene pessoal. Alguns estudos em animais sugeriram que a babosa poderia ajudar na cicatrização de feridas. A babosa pode ser aplicada topicamente como um creme ou gel, ou pode ser embebida em um curativo para cobrir a ferida.
A babosa é indicada para hidratar a pele e tratar de queimaduras e inflamações. O uso deve ser externo. Para cuidar de queimaduras, é preciso espalhar a mucilagem sobre o ferimento duas vezes por dia. Para hidratar o rosto, deve-se aplicar o gel viscoso como uma máscara e deixá-lo agir por 10 minutos.
O tratamento para escara ou úlcera de decúbito, como é conhecida cientificamente, pode ser feito com laser, açúcar, pomada de papaína, fisioterapia ou óleo dersani, por exemplo, dependendo da profundidade da escara.
O tratamento das escaras deve seguir o seguinte procedimento: