Para descrever os circuitos que podem ser construídos pela combinação de portas lógicas, um novo tipo de álgebra é necessário, uma em que as variáveis e funções podem ter apenas valores 0 e 1. Tal álgebra é denominada álgebra booleana, devido ao seu descobridor, o matemático inglês George Boole (1815 - 1864).
Resposta. As principais operações são NOT, AND e OR.
Geração Zero
Ajude a inserir referências. Em ciência da computação, boolean, ou lógico, é um tipo de dado primitivo que possui dois valores, que podem ser considerados como 0 ou 1, falso ou verdadeiro. Chamado boolean em homenagem a George Boole, que definiu um sistema de lógica algébrica pela primeira vez na metade do século XIX.
A função E é aquela que representa a multiplicação booleana de duas ou mais variáveis, e sua representação algébrica igual a S = A x B x .... N., que é o mesmo que S = A and B and ... N , sendo S o resultado da expressão....
O NAND é uma operação lógica binária, através da qual normalmente, os valores de duas proposições produzem um valor falso se e somente se ambos seus operandos forem verdadeiros. Ou seja, o NAND produz um valor verdadeiro se, e somente se pelo menos um de seus operandos for falso.
Expressão lógica é uma expressão algébrica cujos operadores são os operadores lógicos e cujos operandos são relações (resultados de operações relacionais) e/ou variáveis do tipo lógico. O resultado de uma expressão lógica é sempre um valor lógico: VERDADEIRO ou FALSO.
A porta lógica AND (E) é um circuito lógico que possui ao menos duas entradas, e que fornece na saída o valor lógico 1 apenas quando todas as entradas também tiverem o nível lógico igual a 1 (alto). A expressão booleana para a operação lógica AND é indicada por um ponto .
2.
Mapa de Karnaugh para duas variáveis Quando utilizada duas variáveis, o mapa de Karnaugh apresenta a seguinte configuração. Onde cada espaço será completado com seu nível lógico equivalente.
Utilizar a soma de produtos canônicos para simplificar circuitos lógicos consiste em observar a tabela verdade da operação deste circuito e, escolhendo um valor lógico como referência, realizar operações lógicas Booleanas validas para simplificar uma determinada expressão [3].
Vários circuitos podem ser formados com esses dispositivos tais como circuitos de computadores eletrônicos, sistemas de chaveamento telefônico, dispositivos ou sistemas de controle em geral (elevador, display digital, etc), etc.
Imagine que queremos construir a tabela para a seguinte estrutura: p → (q ∧ r). Esta estrutura é constituída por três proposições simples, p, q e r. Logo, serão necessárias 23 linhas, ou seja, precisaremos de 8 linhas. Agora tudo está pronto para que você comece a realizar as operações necessárias.
Os Circuitos Lógicos são componentes que apresentam a forma lógica mais simples e de baixo nível na eletrônica, onde o seu entendimento se faz necessário para o aprendizado de diversas áreas, como programação, eletrônica, comandos elétricos e até mesmo em programações de CLP's.
Circuitos Combinacionais são aqueles em que o sinal de saída depende única e exclusivamente das combinações dos sinais de entrada. ... Estes circuitos são denominados circuitos seqüenciais. Os circuitos seqüenciais possuem, além de portas lógicas, algum tipo de dispositivo de memória.
A álgebra booleana é uma forma de lógica simbólica que mostra como operam as portas lógicas. Uma expressão booleana constitui um método “abreviado” de mostrar o que está acontecendo num circuito lógico.
Um circuito combinacional é constituído por um conjunto de portas lógicas as quais determinam os valores das saídas diretamente a partir dos valores atuais das entradas. ... Um circuito seqüencial, por sua vez, emprega elementos de armazenamento denominados latches e flip-flops, além de portas lógicas.
Os circuitos digitais ou circuitos lógicos são definidos como circuitos eletrônicos que empregam a utilização de sinais elétricos em apenas dois níveis de corrente (ou tensão) para definir a representação de valores binários.
Como o FAN-OUT refere-se à saída, os valores de corrente que interessam para cálculo são: IOL = 16mA e IOH = 400μA. Conforme ilustra as figuras acima, se a saída do dispositivo pode drenar até 16mA, podemos conectar então até 10 portas de 1,6mA cada, pois, 16mA/1,6mA = 10.
∎ Qual é a principal limitação ao uso de técnicas digitais? Quantidades físicas do mundo real são analógicas. Processamento digital leva tempo. dos sistemas decimal, binário, octal e hexadecimal.
A principal desvantagem é que o mundo real é praticamente todo analógico, sendo necessário efetuar conversões entre os sistemas com frequência. ... Converter entradas analógicas para o formato digital. Processar os dados digitalizados (e armazená-los se necessário) Converter as saídas digitais para o formato analógico.
Medidores analógicos têm a vantagem de serem capazes de medir flutuações de leitura, quando elas existem. ... Apesar disso, o único tipo de flutuação que um medidor analógico pode medir são flutuações de baixa frequência, o que não deixa os medidores digitais em uma grande desvantagem.
O sinal digital tem valores discretos, com números descontínuos no tempo e na amplitude. Enquanto o formato analógico apresenta variações infinitas entre cada um de seus valores, o digital assumirá sempre os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), diminuindo a faixa de frequência entre eles e a oscilação.
Na eletrônica analógica trabalhamos com quantidades ou sinais que podem ter valores que variam de modo continuo numa escala. ... A eletrônica digital trabalha com sinais que só podem assumir valores discretos ou inteiros. A eletrônica analógica trabalha com sinais que podem ter qualquer valor entre dois limites.
Analógico diz respeito a um sistema que projeta informações de forma mecânica, como em um relógio analógico, com inúmeras partes móveis. Digital se refere a um sistema que funciona e projeta informações por meio de circuitos eletrônicos, com poucas (ou nenhuma) parte(s) móveis, como um relógio digital, por exemplo.
Significado de Analógico adjetivo Relativo à analogia, à semelhança entre coisas ou ações distintas. ... Cujas palavras estão dispostas pela semelhanças de seus sentidos: raciocínio analógico.