A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento de autores voltados a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas.
MAX WEBER
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se em função de: ... A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
A teoria das relações humanas tem suas origens nos Estados Unidos, como resultado das experiências de Elton Mayo, denominadas Experiências de Hawthorne. Originaram-se quando Mayo percebeu a necessidade de tornar a administração mais humana e democrática e quando as ciências humanas influenciaram as organizações.
Um conceito muito ligado à burocracia é o de racionalidade. No sentido weberiano, a racionalidade implica adequação dos meios aos fins. No contexto burocrático, isto significa eficiência. Semelhante ao conceito de Taylor, um processo é racional se os meios mais eficientes são escolhidos para sua implementação.
Na sociologia, racionalização se refere a um processo no qual um número crescente de ações sociais se baseia em considerações de eficiência teleológica ou de cálculo, em vez de motivações derivadas da moral, da emoção, do costume ou da tradição.
Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas.
Em seguida o autor aponta diversas críticas recentes feitas à burocracia, tais como: a burocracia não permite o crescimento pessoal e o desenvolvimento da personalidade; desenvolve o conformismo; não leva em conta a organização informal e os problemas não antecipados; seu sistema de controle e autoridade são ...
Chiavenato finaliza o capítulo dedicado ao estruturalismo abordando as principais críticas existentes à teoria estruturalista: tentativa de convergência de abordagens técnicas e sociais; ampliação da abordagem – indivíduo e suas relações; dupla tendência – integrativa e conflito; abordagens amplas de diferentes ...
Entenda os impactos e as perdas de uma gestão burocrática nas empresas
“A burocracia em si é importante, estabelece começo, meio e fim de um processo, muitas vezes complexo. É importante que tudo isso funcione, pois se trata de dinheiro público, ou de controle público, no caso das particulares. Mas quando falta inteligência ao processo de controle é um problema”, avalia a consultora.
6 dicas para diminuir a burocracia na empresa
Burocracia na empresa: 5 ações para reduzir esse problema
Para 75% dos entrevistados, esse excesso de burocracia estimula as pessoas a serem corruptas. Ainda de acordo com o estudo, a burocracia afeta a compra de bens e serviços e dificulta o desenvolvimento econômico, sendo um verdadeiro entrave ao crescimento do país.
Empreendedorismo no Brasil A pesquisa realizada pelo Sebrae em 2016, com empresas criadas em 2011 e 2012, evidenciou as dificuldades no primeiro ano de atividade, e elas são: Falta de clientes (16%); Falta de capital (16%); Falta de conhecimento (12%);
Dentro de gestão de pessoas, a principal dificuldade apontada pelos empreendedores está na formação de lideranças para a empresa. ... A formação de lideranças é um ponto fundamental para qualquer negócio. Sem bons líderes, a empresa não consegue ir para frente e acaba andando em círculos.
Abaixo, conheça quais são os maiores desafios das pequenas e médias empresas brasileiras:
De acordo com a pesquisa da CONAJE (2015), as principais dificuldades encontradas na gestão são em finanças, pessoas e planejamento. Conforme a pesquisa, a dificuldade financeira é a maior entre os jovens empreendedores, registrando 30%, as dificuldades com pessoas somam 27% e em terceiro lugar, com 25%, planejamento.
8 maiores dificuldades na gestão de micro e pequenas empresas
Confira 5 problemas que contribuem para a ausência da tecnologia em vários aspectos da construção:
8 principais dificuldades para crescer na carreira
Quais são os maiores desafios da gestão de pessoas?
Falta de recursos Geralmente, a conquista pelo engajamento dos colaboradores envolve algum tipo de custo, mas isso deve ser encarado como um investimento que trará retornos à organização. Uma forma de motivar funcionários e torná-los mais comprometidos é investir em treinamentos, benefícios atraentes e bons salários.
Portanto, um dos maiores desafios da gestão de pessoas, atualmente, é administrar esses conflitos que surgem a partir da convivência entre gerações. Para isso, é necessário promover um ambiente de compreensão e respeito, criando um espaço e oportunidades para conhecer as características de cada geração.
Veja os 5 principais desafios a serem superados:
Quais são os principais desafios de um líder?