O ligamentum flavum, também conhecido como ligamento amarelo (LA) devido à sua coloração, é uma estrutura da coluna vertebral que recobre as paredes laterais e posterior do canal vertebral, estando em intimo contato com as estruturas nervosas.
- Ligamento amarelo: Devido à sua posição, serve de parede posterior para o canal vertebral. Sua função se deve à sua estrutura elástica. Permite grande movimento em flexão anterior.
Coluna vertebral (espinha)
O espessamento dos ligamentos uterossacro e redondo do útero pode ser um sinal de endometriose. Esse achado pode ser encontrado na ressonância magnética da pelve. Os ligamentos uterossacros se localizam na parte posterior do útero e o redondo na parte lateral, contribuindo para o suporte uterino na pelve.
Ligamentos são cordões fibrosos resistentes compostos por tecido conjuntivo que contém fibras elásticas e de colágeno. As fibras elásticas permitem que os ligamentos se alonguem até certo ponto. Os ligamentos ficam ao redor das articulações e as mantêm juntas.
Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, promovendo estabilidade das articulações, e servem de guia para o movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência à tração (BENJAMIN & RALPHS, 1997).
Quando existe a ruptura de um destes ligamentos, o joelho pode se tornar instável e gerar episódios de falseio, dor e inchaço. Algumas lesões nos ligamentos do joelho são muito ocmuns na prática de esportes, como a do ligamento cruzado anterior.
Os ligamentos são estruturas resistentes, entretanto, pouco elásticas, formadas por tecidos conjuntivos fibrosos esbranquiçados (presença de colágeno), os quais possuem a função de unir dois ou mais ossos estabilizando e protegendo as articulações do corpo, de modo a evitar o deslocamento dos ossos agindo, assim, como ...
Ligamento é um feixe de tecido fibroso, formado por tecido conjuntivo denso modelado, e é mais ou menos comprido, largo e robusto, de forma aplanada ou arredondada, que une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação (ligamento articular) ou mantém no seu local fisiológico habitual um órgão interno (ligamento ...
Ligamentos são cordões fibrosos resistentes compostos por tecido conjuntivo que contém fibras elásticas e de colágeno. As fibras elásticas permitem que os ligamentos se alonguem até certo ponto. Os ligamentos ficam ao redor das articulações e as mantêm juntas.
Basicamente, os tendões ligam os músculos aos ossos e são responsáveis pelos movimentos articulares. Já os ligamentos conectam os ossos entre si, e são responsáveis pela estabilidade articular.
Os tendões são estruturas alongadas e cilíndricas formadas por tecido conjuntivo denso modelado que ligam as extremidades dos músculos estriados aos ossos.
Principais sinais e sintomas
Os tendões estabelecem a ligação entre músculos e ossos e transferem a força para o esqueleto. São compostos por fibras de tecido conjuntivo de colagénio, as quais têm pregas quando não estão em esforço e permitem um amortecimento da transferência de força para os ossos.
Como um invólucro ao redor dos músculos, as aponeuroses criam resistência e aderem à superfície da região do osso ao qual o músculo se prende, funcionando como um tendão mas de forma achatada. São formadas por tecido conjuntivo denso e têm a característica de, tal como os tendões, serem pouco irrigadas.
O tendão é uma fita ou cordão fibroso, formado por tecido conjuntivo, graças ao qual os músculos se inserem nos ossos ou nos outros órgãos. Os tendões são estruturas fibrosas, com a função de manter o equilíbrio estático e dinâmico do corpo, através da transmissão do exercício muscular aos ossos e articulações.
Explicação: os tendões ligam os músculos aos ossos e são responsáveis pelos movimentos articulares. os ligamentos conectam os ossos entre si, e são responsáveis pela estabilidade articular. Os meniscos são como amortecedores, absorvendo até 60% do peso do corpo sobre os joelhos.
Os meniscos apresentam uma função importante na transmissão de cargas no joelho e estão intimamente ligadas as suas formas e composições. As formas dos meniscos, por exemplo, permitem que eles se adaptem as superfícies do fêmur e da tíbia em todos os ângulos de flexão do joelho.
b) Tendão é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. Possuem aspecto morfológico de fitas ou de cilindros. c) Aponeurose é uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares.